Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Dia das Crianças No CEBEC

Fotos

Fotos

O "Qualidade" Na TV

Teatro educativo

ORDEM E PROGRESSO
Texto didático de Roberto Villani
ATO ÚNICO
Ao início, vê-se o Chiquinho sentado no chão, desenhando. Ao seu redor, material de
desenho, como régua, lápis, borracha, aquarela, etc. Absorto em seu trabalho, o
nosso personagem mostra-se indiferente á chegada da Ritinha, sua irmã mais nova.
RITINHA ( entrando, afoita, quase pisando no material de desenho do Chiquinho) :
- Credo, você está ocupando todo o chão! ( um tanto indiferente): Que porcaria é essa que você está
fazendo?
CHIQUINHO ( indignado sem se desviar do trabalho):
-Porcaria? Fique sabendo que estou desenhando um símbolo!
RITINHA ( com ar de pouco caso):
-Símbolo? O que é um símbolo?
CHIQUINHO – É uma figura que representa uma coisa....
RITINHA ( sem dar muita importância):
- Fiquei na mesma. Pra mim, símbolo é uma figura que representa uma coisa... ou vice-versa... ( em tom de
graça): Gostou do vice-versa?
CHIQUINHO – O símbolo representa, lembre-se disso.
RITINHA ( rindo com certa infantilidade) :
- Representa mesmo... ( torna a rir)
CHIQUINHO ( irritado):
- Não faça pouco do meu símbolo!
RITINHA – Não estou fazendo pouco. É que eu me lembrei de uma coisa engraçada...
CHIQUINHO – Lembrou do que ?
RITINHA – Lembrei do Carlinhos...
CHIQUINHO – E o que o Carlinhos tem de engraçado?
RITINHA – Ele é um símbolo, você não vê?
CHIQUINHO – Símbolo? Não vejo porque o Carlinhos possa ser um símbolo...
RITINHA ( liga um toca-discos):
- A idéia foi sua. Você sugeriu que o Carlinhos é um símbolo... ( aumenta o som do toca-discos).
CHIQUINHO ( irritadíssimo) :
- Você quer fazer o favor de abaixar o som!
RITINHA – Quando você ouve suas músicas, eu não reclamo.
CHIQUINHO – Estou reclamando da altura do som. Atrapalha o meu trabalho. Vamos, abaixe!
RITINHA ( diminuindo o volume do som) :
- Já baixei, seu chato, bobão!
CHIQUINHO ( mais calmo) :
- Agora responda: Porque você diz que eu teria dado essa idéia maluca?
RITINHA – Você disse que o símbolo representa alguma coisa. E o Carlinhos representa nas festas da escola...
CHIQUINHO – E u disse que uma figura que representa uma coisa.
RITINHA – Que careta é você, mano O Carlinhos é a maior figura que eu já vi ! Dá certinho: Uma figura que representa...
CHIQUINHO – ( Sempre absorto em seu trabalho) :
- Ora, deixe de ser boba!
.......PEQUENA PAUSA......
Entra o Carlinhos, acompanhado pela Ana, ambos, sem se importarem coma presença da RITINHA, aproximam-se
do Chiquinho.
RITINHA( na hora da chegada dos novos personagens ) :
- Falando no mato, o bicho aparece.
Carlinhos – Oi, Chiquinho!Como vai o nosso trabalho?
RITINHA ( mostrando-se aborrecida):
-Não precisa cumprimentar. Eu não existo, mesmo...
ANA – Oi, Ritinha! O que aconteceu? Parece nervosa...
CHIQUINHO – Não, ela não me preocupa. O problema é a maneira de eu colocar estrelas neste desenho...
RITINHA- Me tira fora do sério, que você logo vai ter um montão de estrelinhas! Todas em volta de sua cabeça... ( desliga o
toca-discos irritada).
ANA ( provocadora):
- 1 -
- Puxa, a menina está mesmo nervosa...
RITINHA ( ameaçando agredir a Ana):
- Não me provoque, sua... sua...
CARLINHOS ( intervindo):
- Vamos, vamos... Nada de brigas... Ana, temos que resolver o problema das estrelas...
CHIQUINHO- É só que falta para o nosso trabalho.
ANA ( ainda provocadora):
- Pois é ! Em vez dela ( indica Ritinha) ficar curtindo um som, por que não ajuda a gente?
RITINHA – O trabalho é de vocês tres, não meu. Além disso, o Chiquinho numa me chama para ajudá-lo. Ele acha que sou
burra...
CHIQUINHO – Está bem. Se você é tão inteligente como pensa, diga a maneira da gente colocar estrelas neste espaço azul.
RITINHA – Nem sei o que você está fazendo?
CHIQUINHO – Você nem sequer olhou para o meu trabalho. Pois vou dizer o que eu estou fazendo. Trata-se de um símbolo
que se originou de uma Braçadeira verde e dourada que D. Pedro usava no dia sete de setembro de mil oitocentos e vinte e dois...
CARLINHOS- Esse desenho constitui-se numa produção de escudo, armas e brasão para todas as pessoas observarem...
ANA- O desenho contém um retângulo verde, um losango amarelo-ouro e uma circunferência azul no centro do losango...
CHIQUINHO – Cortando-se essa circunferência azul, uma faixa branca, na direção da órbita terrestre...
RITINHA ( mostrando-se mais animada):
- Ah, vocês querem dar uma de bacanas pra cima de mim, hein! Já entendi! Agora ouçam: Em l816, D. João VI
deu ao Brasil, por armas, a esfera Armilar de ouro, em Campo Azul. Compunha-se a bandeira imperial, mais
tarde, também de um retângulo verde, um losango amarelo-ouro. No centro do losango, o escudo em campo
verde, com a esfera Armilar de ouro atravessada pela cruz da ordem de Cristo, rodeada por dezenove
estrelas de prata em uma orla azul...
Os outros três personagens mostram-se bastante surpresos com os conhecimentos da Ritinha.
CARLINHOS – Menina, que surpresa!
ANA- Nem dá para crer no que estou ouvindo...
RITINHA- Sobre o escudo, a coroa imperial diamantina. Dois ramos, um de café outro de fumo, na própria cor, ligados pelo
laço nacional, abraçavam o escudo...
CHIQUINHO- É incrível!
CARLINHOS – Realmente assustador...
RITINHA – (“ AESNOBE”) :
- Ainda não terminei. Deixem-me provar que não sou tão burra quanto pareço. No atual símbolo, esse que
vocês estão fazendo, ou melhor, que o mano está fazendo sozinho algumas coisas ficaram diferentes. Por
exemplo: a circunferência azul substituiu o escudo. A constelação do cruzeiro do Cruzeiro do Sul substituiu a
Ordem de Cristo. Os ramos de café e fumo desapareceram... Ufa! (displicente): E etc, etc,etc....
Os outros três personagens correm para abraçar Ritinha, que se mostra como vida. Contudo,
Ritinha para bem em cima do trabalho do Chiquinho.
CHIQUINHO – Parabéns, mana!
CARLINHOS – Até você é muito estudiosa.
ANA- Eu nunca pensei que...
RITINHA – Ora, seus bobos!...( começa a chorar): vocês até me deixam emocionada...
CHIQUINHO – ( preocupado com o seu trabalho ):
- Mana, não chore em cima do meu trabalho. Suas lágrimas vão manchar tudo!
Ritinha afasta-se e o Carlinhos e a Ana abaixam-se sobre 0 desenho. Ambos mostram-se
espantados.
CARLINHOS – As lágrimas dela não borraram nada... Pelo contrário...
ANA – Veja, Chiquinho! As estrela !As lágrimas dela desenhando as estrelas ...
CHIQUINHO- ( abaixa-se rapidamente e começa a contar as estrelas ):
- Uma ...Duas...( com os dedos indicando, vai contando em silêncio até que...) : Vinte e duas... vinte e três...é
mesmo Ritinha, você resolveu o nosso problema!
RITINHA- ( Ainda chorosa ):
- Então... Eu ajudei vocês?...
CHIQUINHO – Mas é claro! Sem as estrelas, não teríamos uma boa nota na escola... ( ergue a bandeira para a platéia ver):
Vejam, está tudo em ordem!
RITINHA ( eufórica ) :
- Ordem e Progresso! Então, posso ligar meu toca-discos?
CHIQUINHO- Lógico! E a todo volume!
Ritinha liga o toca-discos e, aleoremente, todos dançam.
- 2 -
FIM
- 3 -

0 comentários:

Postar um comentário

Home,Ministério,Agenda,Loja,Matérias,Links,Contatos