Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Dia das Crianças No CEBEC

Fotos

Fotos

O "Qualidade" Na TV

Peças Pantomimas

Pantomimas

O Arquivo
Não Toque
O Palhaço
Proclamai
O Aniversariante
Transformados pela Glória
O Arquivo
(As frases Inclinadas são as reações que o personagem Homem fará. As frases com letra MAIÚSCULA é a reação do personagem Jesus. Escolha um narrador que saiba ler com expressão para que dê vida ao texto)
Naquele lugar entre a consciência e o sonho, eu entrei em um quarto. Entra estranhando o lugar. Nele não havia nada de incomum, exceto por uma parede coberta por um arquivo de fichas. Vai e olha o arquivo. Era como um daqueles de biblioteca, com várias gavetas que listam títulos por autor ou assunto em ordem alfabética. Porém estas gavetas, que se estendiam do chão ao teto e aparentavam não ter fim para nenhum dos lados, tinham cabeçalhos um tanto diferentes. Se aproxima como se estivesse lendo os títulos. Ao me aproximar da parede, o primeiro a chamar minha atenção era um que dizia "Pessoas de quem gostei". Usa o dedo como se estivesse lendo. Eu abri a gaveta e comecei a folhear os cartões. Encena como se tivesse aberto e folhando Fechei-a rapidamente leva um susto e fecha, chocado em perceber que reconhecia cada um dos nomes escritos ali. Fica com uma cara de assustado. Então, sem quem ninguém me dissesse nada, soube exatamente onde estava. Andando pensativo, faz sinal com a cabeça como se estivesse entendendo. O quarto sem vida com suas pequenas gavetas era um perturbador arquivo da minha vida. Nele tinham sido escritos meus atos em cada momento, volta a ler os títulos grandes ou pequenos, em detalhes inalcançáveis à minha memória.Os títulos iam do banal ao bizarro. "Livros que eu li", "Mentiras que eu contei", "Consolos que eu dei", "Piadas que me fizeram rir". Alguns eram quase hilários em sua exatidão: "Coisas que eu berrei para meus irmãos". Ri. Outros não tinham tanta graça: "Coisas que eu fiz nos momentos de ira", "Murmurações que tive em secreto sobre meus pais". Se entristece .Eu não parava de me surpreender com o que encontrava. Quase sempre haviam muito mais fichas do que eu esperava. Algumas vezes menos do que gostaria. Fiquei impressionado pelo enorme volume de minha existência. Seria possível eu ter tido tempo em meus 27 anos para escrever cada um dos milhares ou talvez milhões de fichas? Mas cada cartão confirmava esta verdade.Todos estavam escritos com minha letra. E todos tinham sido assinados por mim.Quando puxei a gaveta "Músicas que eu escutei", puxar como a gaveta fosse enorme concluí que as gavetas tinham o tamanho exato dos seus conteúdos. As fichas estavam colocadas bem justas, mas mesmo depois de dois ou três metros ainda não tinha conseguido encontrar o final. Fechei de volta, envergonhado, se envergonha entristecido nem tanto pela qualidade da música, mas mais pela vasta quantidade de tempo que eu sabia que aquilo representava. Volta olhando para as gavetas. Quando vi a etiqueta que dizia "Pensamentos luxuriosos", senti um arrepio passa a mão nas costas temeroso atravessar o meu corpo. Abri a gaveta uns poucos centímetros, abre devagar como se estivesse espiando sem coragem de descobrir seu tamanho, e puxei uma ficha. Puxa a ficha e lê. Estremeci ao ler sua descrição detalhada. Me causou náusea pensar que momentos assim pudessem ter sido registrados. Uma cólera quase selvagem se apoderou de mim. Só um pensamento dominava minha mente: Faz cara de pânico. "Ninguém jamais pode ver estas fichas! Ninguém deve encontrar este quarto! Eu tenho que destruí-los! "Num impulso insano arranquei a gaveta. Puxa com raiva Seu tamanho já não importava. Eu tinha que esvaziá-la e queimar os cartões. Tenta puxar outra chacoalha. Porém, mesmo segurando suas extremidades e balançando com toda a minha força, nenhum saiu de seu lugar. Em desespero tirei um cartão, tira um cartão e como se estivesse olhando para ele apenas para descobrir que ele era forte como aço quando tentei rasgá-lo. E tenta rasgá-lo. Sentindo-me derrotado retornei a gaveta ao seu lugar. Entristecido volta as gavetas nos lugares. Encostei a testa na parede encosta a cabeça na parede e deixei escapar um longo, profundo, suspiro. Então eu vi. Como se o título tivesse chamado a sua atenção, e aponta como se estivese lendo. O título era "Pessoas com quem compartilhei o Evangelho". O puxador brilhava admire o puxador mais do que os outros ao seu redor, era mais novo, quase sem uso. Puxei-o com delicadeza e uma pequena gaveta com uns quatro dedos de comprimento saiu nas minhas mãos. com a palma esticada, como se a gaveta estivesse nas palmas das suas mãos. Dentro havia tão poucos cartões que nem precisei contar. Devolva a gaveta. Aí as lágrimas vieram. Abaixa a cabeça Caí em prantos. Cai de joelhos. Soluçava tão forte que sentia uma dor que começava no estômago aperta o estômago e se expandia pelo corpo todo. Eu gemia de vergonha, da sufocante vergonha de tudo aquilo. Olha com desespero para aquele arquivo. As fileiras de gavetas confundiam-se em meus olhos lacrimejantes. Ninguém poderia jamais saber deste quarto. Eu precisava trancá-lo e esconder a chave. Levanta e começa a enxurgar as lágrimas Então, enquanto enxugava as lágrimas, eu O vi. E começa a desesperar pela vergonha. Não... Não Ele. Não aqui. Qualquer um, menos Jesus. Eu O olhava, indefeso, COMEÇA A ABRIR O ARQUIVO E PEGA AS FICHA E LÊ . Ele abria os arquivos e lia os cartões. Eu não podia suportar ver sua reação. Em desespero acena q Não. Nos momentos em que consegui fitar Sua face vi um pesar mais profundo que o meu. Ele parecia ir intuitivamente para as gavetas mais podres. Porque Ele tinha que ler cada uma das fichas? Finalmente SE VIRA Ele se virou e me encarou do outro lado do quarto. Ele me olhava com pena em Seus olhos. Mas era uma pena que não me zangava. Abaixei abaixa a cabeça minha cabeça, cobri minha face com as mãos cobre o rosto e tornei a chorar. VAI ATÉ ELE . Ele se aproximou de mim e E O ABRAÇA me abraçou. Ele poderia ter dito tantas coisas, porém, nenhuma palavra saiu de sua boca. Ele apenas chorou comigo. JESUS SE LEVANTA E VAI ATÉ O ARQUIVO. Depois se levantou e se dirigiu à parede de arquivos. Começando de uma extremidade Ele puxou uma gaveta, PUXA A GAVETA E ENCENA QUE ESTÁ PEGANDO CADA CARTÃO E CAMOÇA A ASSINAR e um a um, assinava Seu nome sobre o meu nos cartões. Corre até ele em um impulso de desespero Eu gritei, correndo até Ele. Tudo o que eu conseguia balbuciar era "Não, não!" encena Não enquanto eu tirava a ficha de suas mãos. Tira a ficha da não dEle. Seu nome não poderia estar nos cartões. Mas lá estava, escrito com um vermelho tão intenso, olha com emoção para a ficha tão escuro, tão vivo. O nome de Jesus cobria o meu. Seu Nome estava escrito com Seu sangue. PEGA A FICHA COM DELICADEZA DAS MÃOS DE JESUS Ele delicadamente tomou de volta o cartão. Ele sorriu, com tristeza, e continuou assinando. Acho que jamais entenderei como Ele pôde fazê-lo tão rápido, pois no momento seguinte eu o vi fechando a última gaveta e voltando em minha direção. Colocou Sua mão no meu ombro e disse: "Está consumado". Logo Ele me levou para fora do quarto. JESUS O ABRAÇ E JUNTOS SAI DE CENA. Não havia trancas na porta. Ainda existem cartões a serem escritos... depende de cada um de nós o que será escrito lá, oremos em nome deste tão maravilhoso Jesus, para que não mais precisemos nos envergonhar de seu conteúdo.
Autor: Desconhecido - Criação das Cenas: Daniela Leon Vieira

Não Toque

Não Toque Uma cadeira está no meio da praça com um cartaz pendurado nela dizendo: "NÃO TOQUE".O Mímico curioso que por acaso passava pelo local percebe a cadeira e se aproxima. Rodando em torno da cadeira ele tenta entender o que há de errado com ela. Sem chegar a conclusão alguma, o curioso passa a frente da cadeira e olha para a esquerda e para a direita, observando se ninguém aparece.Vendo que "a barra estava limpa", o curioso pega o cartaz (disfarçando e cheio de confiança) e o joga no chão, desprezando-o. Enquanto olhava para o cartaz no chão, o curioso sem perceber apoia-se na cadeira.Após achar graça do cartaz caído no chão, o mímico percebe ao tentar ir embora, que sua mão ficoucolada na cadeira (a mão e a cadeira permanecem imóveis embora o curioso esforce-se em descola-la). Neste instante, outro mímico, o amigo, passa pela frente da cadeira com o curioso colado. Imediatamente o curioso disfarça, acenando para o amigo que então continua seu passeio. Após o amigo se afastar o curioso começa a ficar impaciente. Ele coloca a outra mão no acento da cadeira para tentar descolar a primeira. Então percebe que sua segunda mão fica colada também. Faz força, levanta a cadeira, sacode, e imediatamente disfarça quando percebe que o amigo se aproxima novamente. O curioso sorri sem graça e finge estar fazendo exercícios. O amigo acha estranho, mas depois olha para a platéia e elogia o curioso. Faz sinal de aprovação e continua seu passeio. Tão logo o amigo se distancia, o curioso recomeça a tentar se descolar. Ele está realmente nervoso agora. Joga a cadeira para um lado, joga para o outro, coloca o pé no acento para se apoiar mas o pé escorrega e ele acaba sentando na cadeira, totalmente colado agora.Enquanto o curioso se sacode, o amigo se aproxima, estranhando a situação. Desta vez o curioso não perceba a aproximação do amigo, e não disfarça. O amigo começa a perceber o que está acontecendo. Encontra o cartaz caído no chão e entende a situação.Mostra o cartaz "NÃO TOQUE" para a platéia fazendo cara de quem diz: "agora estou entendendo...".O amigo então se propõe a ajudar o curioso. Ele explica que vai orar a Deus para que Ele o descole da cadeira. O curioso que continua com uma cara de revoltado com a situação, não faz muita fé na eficiência da oração do amigo que mesmo assim não desiste. Dobra os joelhos e ora com um rosto que demonstra sinceridade, simplicidade e fé.Enquanto isso o curioso que estava olhando a oração com cara de revoltado, descola-se completamente.Surpreso, o curioso se levanta com o rosto alegre e festeja com seu amigo. O amigo então pega o cartaz e entrega para o curioso que aceita de boa vontade o mesmo. O curioso coloca então o cartaz de volta na cadeira.O amigo concorda com o curioso, o amigo pega o cartaz "NÃO TOQUE" que esta colocado na cadeira, e vira o cartaz que agora diz: "PECADO".
Autor: Desconhecido

O Palhaço

O Palhaço Curioso, Bebida, Cigana, Baseado, RicoMeninas (2 ou 1), Anjo, Espelho Entra CURIOSO olhando tudoentra BEBIDA alegre feliz com uma garrafa. Mostra que está muito feliz.CURIOSO, olha curioso, e procura saber o que tem ali. BEBIDA mostra que é muito bom, e as sensações são ótimas.CURIOSO, fica empolgado, BEBIDA desfila com a garrafa perto dele deixando ele mais curioso ainda. E oferece. CURIOSO diz que é só um pouquinho que ele quer e que isto não fará mal pra ele. Mas antes BEBIDA aponta que ele terá que dar o seu coração, ele fica meio na dúvida, mas aceita. BEBIDA tira a máscara.BEBIDA faz sinal de ‘espera' pega o pó branco, deixa CURIOSO de costas para a platéia e com ar de quem está se divertindo ele passa esse pó branco por todo o seu rosto e passa por todo o rosto.CURIOSO não se importa, fica com cara de alegre. BEBIDA depois que termina dá a garrafa para ele.CURIOSO fica meio tonto, mas com cara de alegre.BEBIDA sai de cenaEntra CIGANA entra com cartas. E mostra a ele que ele pode saber o futuro dele, e ser muito feliz. CURIOSO aceita. CIGANA pede seu coração. CURIOSO não pensa duas vezes e diz que sim, e dá à ela. CIGANA tira a máscara. Coloca CURIOSO de costas para a platéia, faz arcos em cima dos olhos e em volta da boca. E então, ela pega a mão dele e começa a "lê" (é encenado a alegria de CURIOSO com as revelações que a CIGANA faz à ele).CIGANA sai . CURIOSO demonstra empolgação pelo que a CIGANA falou.BASEADO entra com ‘cigarrinho' demonstrando uma ‘leveza', alegria, e oferece a ele.CURIOSO diz a ele que precisa disso, pq não está feliz. BASEADO diz que o cigarrinho deixará ele feliz, BASEADO oferece à ele.CURIOSO aceita. BASEADO aponta que pegará seu coração. CURIOSO nem se importa. BASEADO tira a máscara . Coloca CURIOSO de costas para a platéia e pinta a sua boca de vermelho. CURIOSO, pega o cigarrinho dá umas tragadas, e fica tonto. Começa a sentir muito confuso.BASEADO sai de cenaRICO entra com 2 meninas, ele é rico, demonstra superioridade. CURIOSO olha admirando a posição dele, tenta imitá-lo. RICO de aproxima e diz que ele também pode ter riquezas, mulheres. CURIOSO se empolga. As meninas mexem com ele. Ele fica com cara de bobo. CURIOSO diz que faz qualquer coisa e entrega seu coração, antes mesmo que RICO tenha pedido. RICO tira o capuz da cabeça, e dá sinal para as meninas para que elas terminem o "serviço". As meninas demonstrando muita alegria colocam ele de costas para a platéia, e colocam a peruca e o nariz de palhaço nele.Enquanto elas fazem isto, RICO demonstra para a platéia que mais um é dele, que CURIOSO agora é dele.CURIOSO então pergunta "onde está minha riqueza,minhas mulheres, cadê", RICO e as meninas tiram sarro da cara dele, e humilham ele, mostrando o quanto ele é tolo em acreditar.Sai de cena RICO e as meninas.CURIOSO fica sozinho, demonstrando tristeza, olha, para a garrafa, para a sua mão, para o cigarrinho, e vê que tudo isso não valeu a pena.Entra ESPELHO e um ANJO.ESPELHO começa a andar vagarosamente em sua volta, CURIOSO, olha assustado, e com vergonha da sua imagem, começa a chorar e mostra um certo desespero.ESPELHO para na boca da cena, CURIOSO está no chão em frente ao ESPELHO, olha para o céu e pede ajuda, então ANJO se aproxima, dá a sua mão e o levantando ANJO começa a limpá-lo, coloca um nova veste nele, e após o término da limpeza, ANJO mostra a sua imagem no ESPELHO, CURIOSO olha feliz e não acredita no que vê, mostra que a gora ele é feliz, que está leve e sai de cena feliz.ESPELHO se aproxima da platéia.ANJO fala para a platéia:- ual seria a sua imagem neste Espelho ?? Observações:Os personagens devem estar trajados, e quando necessários, maquiados conforme seu personagem representado.O Espelho é uma pessoa com roupa branca, segurando um espelho grande, se for daqueles que são na vertical que cobre quase todo o corpo, é melhor para a apresentação.O lenço a ser usado para retirar a maquiagem do Curioso, deve ser lenço-umedecido, é necessário ensaiar a peça com a maquiagem no Curioso, para que no dia da apresentação, a maquiagem não venha ficar borrada quando o Anjo tirar.Música é importante para dar clima nas situações em que Curioso se olha pela primeira vez no Espelho, e também quando ele está sendo transformado.
Autora: Daniela Leon Vieira

Proclamai

Proclamai Personagens : 14 Narrador LADO NEGRO 6 - 4 pessoas = 2 estarão já presosGrupo demo brincando como marionetes nas pessoas.LADO LUZ - 5Grupo jovens com faixas nas bocas e bíblia nas mãos: Jovem egoísmo - "lendo" a bíblia de uma forma só pra si Jovem preguiça- olhando para cima, bem desligadoJovem sonolência - dormindo Jovem cego - com uma venda nos olhosJovem vergonha- com a bíblia sempre a escondendo de vergonha Jovem Anjo Jovem perdida - 1,2 Entra demo com as pessoas e ficam em um canto, rindo.Entra jovens e vão para outro canto calados.Entra uma jovem, olha para os dois lados e fica na dúvida para q lado vai, o lado negro a chama animados, ela os olha na dúvida e olha para os da luz, eles estão parados olhando para o alto, outros conversando, e percebendo pela falta de interesse nela, ela se decide pelo lado negro. Vem um demo e amarra uma mão dela. Eles colocam um nariz de palhaço nela.Entra outro, como se estivesse com dor, vai até a LUZ, eles encenam preocupações entre eles. Um DEMO coxixa no ouvido de um e manda-o até lá.Negro chega de mansinho com um sorriso e a convida para estar junto. Ela aceita e colocam um nariz de palhaço nela.Lado Negro encena diversão, mas suas pressas encenam dor e sofrimento para as presas.Chega um LUZ sem venda e sem faixa na boca.Vai até o seu grupo e mostra a eles o lado negro. Luz encena acordando o jovem sonolência, separa a briga, e obriga ao preguiça q está olhando pra cima olhar para o lado negro forçosamente.Todos entristecem olhando para o lado negro, se envergonham.Luz pega a Bíblia e mostra q não basta ficar com elas, deve mostrá-lA.Então ele anda até o lado negro, corta os fios, os outros luzes retiram os faixas da boca e seus cartazes e vão com ele, abrindo suas bíblias e falando para eles de Jesus. Demo se angustiam e sai engatinhando com medo. Depois de todos libertos, o q tem bíblia prega para um, outro encena uma oração impondo as mãos. Outro com violão e eles cantam alegremente. Outro apenas encenam louvando a Deus. NARRADORSe você tem o Dom de Pregar :Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Se você tem o Dom de Louvar : Pelo que, ó Senhor, te louvarei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome.Se você tem o Dom de Tocar : anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade, sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. Autora: Daniela Leon Vieira

O aniversariante

O Aniversariante Aniversariante entra mostrando a sua alegria porque é a sua festa de aniversário, e no palco há doces, bexigas, etc tudo imaginário ou podendo ser real.Convidado 1 chega, entrega o presente, ela se decepciona, porque pensa que iria ganhar uma beijo e uma abraço de Feliz Aniversário.Convidados restantes fazem a mesma coisa. Podendo chegar dois em dois, ou sozinhos, depende do nº de atores disponíveis.Ele se cumprimentam alegremente, olham e comentam a decoração a mesa de bolo e doces. (a mesa é a única coisa que deve ter realmente em cena, caso escolha para o imaginário)Quem diferencia estas cenas que parecem repetitivas é o Aniversariante. Uma hora ele se entristece, mas a cada pessoa ele tem esperança que irá ganhar os Parabéns.Depois que todos os aniversariantes chegarem.Um convidado dá uma idéia de Brincar, todos se alegram. Mas eles não deixam Aniversariante participar, ele tenta entrar na brincadeira, mas não consegue.Eles mudam para uma outra brincadeira, então ele se anima de volta, mas é tudo em vão, eles o ignoram por completo.Ele pensa, pensa, vai de um lado para o outro e lembra dos presentes, convida-os para abrir os presentes com ele, eles gostam da idéia, mas são eles que avançam nos presentes, e abre todos e brincam com eles, e não o deixam brincar, mostra a ele, que infelizmente não sobrou nenhum para ele.Aniversariante olha para a mesa de bolo, e como uma idéia para eles prestarem a atenção nele, ele os convida para cantar parabéns. Convidados gostaram da idéia e correm para a mesa, mas ele fica pra trás e não tem mais espaço para ele. Cantam parabéns, elea tenta assoprar a vela alegremente, mas alguém assopra antes.Eles cortam o bolo, cada um come o seu, todos alegrem conversam. E como agora acabou, eles vão embora, demonstrando que estava tudo muito legal e bom. O último a sair até lembra que Aniversariante está ali, e dá um tchauzinho.Aniversariante sozinho em cena, se entristece por ver que todos ignoraram a presença dele.Ele fala : Eles me ignoraram no meu próprio aniversário...(olhando para o público, agora sério, mostrando o letreiro escondido na camiseta: JESUS)... e você ? também, tem se esquecido do meu anivesário?
Autora: Daniela Leon Vieira


Transformados pela Glória

Esta pantomima nasceu a partir da idéia de criarmos um aviso aos nossos jovens de uma maneira diferente, o aviso era sobre o nosso Acampamento, e o tema do acampamento era Transformados pela Glória.
Na boca de cena haverá um cartaz com os dizeres VOCÊ QUER SER TRANSFORMADO PELA GLÓRIA DE DEUS ?? Na frente do cartaz, ou logo abaixo, uma cadeira com uma bíblia fechada.
Chega personagem 1, lê o cartaz, e acena que "SIM, SIM, EU QUERO" e senta, põe a bíblia no colo, olha em volta, olha o relógio, dando a entender que espera sentada por algo, desiste e vai embora.
Personagem 2 - Ele lê também, diz que sim, pega a bíblia, mas começa a dar sono e usa a bíblia como travesseiro, acorda assustado e sai.
Personagem 3 - Já chega apressado, sobe na cadeira, usa a bíblia para avistar algo de longe, desce e vai embora.
Personagem 4 - Lê o cartaz, senta, abre a bíblia, começa a brincar com o chiclete como se estivesse bem distraída, vê que não interessa e sai.
Personagem 5 - Lê o cartaz, senta lê a bíblia, se ajoelha em oração.
Jesus entra pega na mão dele, mas ele não abre o olho, apenas sorri, Jesus coloca uma veste nova por cima, Jesus sai de cena e ele volta a oração, logo se levanta e sai sorrindo... vai ao microfone e diz : Para sermos transformados pela Glória de deus temos que ter Atitude.
Daniela Leon Vieira

1 comentários:

MaatheuSSantana disse...

ADOREI AS PANTOMIMAS, FIZ LA NA IGREJA A PANTOMIMA "O PALHAÇO" E TODOS FICARAM IMPACTADOS PELA GLORIA DE DEUS...
QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POSSA ABENÇOAR VCS.

Postar um comentário

Home,Ministério,Agenda,Loja,Matérias,Links,Contatos