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Dia das Crianças No CEBEC

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Teatro Educativo

VIVA O MARINHEIRO !
Texto didático de Roberto Villani
ATO ÚNICO
No início da apresentação, alguns alunos movimentam-se pelo palco. Mostram-se
preocupados e comentam seus problemas.
MARIO- Infelizmente, Francisco, não consegui coisas para fazer o cenário. Pensei em desenhar um navio grande... ou uma
âncora...
FRANCISCO – É uma pena... Com um cenário bacana, tudo ficaria mais bonito... Vocês já pensaram, um navio desenhado no
fundo da sala... uma âncora bem grande... luzes coloridas...
ANTONIO – É, eu também não consegui as lâmpadas coloridas que você pediu. São muito caras... temos que usar as
lâmpadas da sala.
FRANCISCO- Deixa prá lá. Agora não dá mais tempo. Só espero que ninguém esqueça o texto.
ALICE ( olhando para fora):
- Ei, gente! O professor já vem vindo. E vem com o convidado.
FRANCISCO – Preparem-se. Todos nos seus lugares. Faz de conta que ninguém sabe de nada...
Todos colocam-se nos seus lugares isto é, nas carteiras. Fingem estudar ao instante
em que o professor chega com o velho marinheiro, seu convidado.
PROFESSOR – Meus alunos, como havia prometido, trouxe um velho marinheiro. Como estamos na semana da marinha,
vamos homenagear as forças navais através do nosso convidado.
VELHO MARINHEIRO- Queridas crianças! É muito bom estar com vocês.
Estou à inteira disposição para responder quaisquer perguntas...
FRANCISCO ( erguendo-se, no seu lugar) :
- Com licença, professor! Antes de mais nada, queríamos fazer uma coisa...
PROFESSOR – Que coisa?
FRANCISCO – Nós preparamos uma homenagem ao velho marinheiro. Gostaríamos que o Senhor autorizasse...
PROFESSOR – Bem... Eu não estou sabendo de nada... Contudo. É uma grande alegria para mim... é claro que autorizo.
Vejamos!
Os alunos colocam-se em semicírculo, de frente para a platéia. Colocam, bem
ao centro do semicírculo, uma cadeira e todos sentam no chão.
FRANCISCO- (comandando) :
- Senhoras e Senhores, é com imenso prazer que iniciamos um programa de entrevistas. E o nosso convidado
especial é ( aponta ) o velho marinheiro! ( indica a cadeira ao centro do semicírculo).
- O velho marinheiro caminha em direção á cadeira, sentando-se. O professor mantém-se de pé, num dos
cantos do palco.
ALICE- Vamos a primeira pergunta! Senhor marinheiro, o que é a marinha?
VELHO MARINHEIRO- É uma instituição nacional permanente, organizada com base na hierarquia e disciplina. Defende a
Pátria e garante os poderes constitucionais. Orienta e controla a marinha mercante, oferecendo segurança a toda espécie de
navegação no País.
ANTONIO- Quem é o responsável pela marinha Brasileira?
VELHO MARINHEIRO- É o ministro da marinha, que é responsável pela política naval junto ao presidente da Republica .
JOANA- Quantos e quais distritos navais existem no Brasil?
VELHO MARINHEIRO – Existem seis distritos navais – no Rio de Janeiro, em Salvador, Recife, Belém, Florianópolis e São
Paulo.
MARIO- Cite um nome histórico da marinha Brasileira.
VELHO MARINHEIRO – (pensando)
- Hum...Deixe-me ver... São tantos...Digamos, Almirante Barroso...
FRANCISCO- ( comandando a entrevista):
- Senhores uma surpresa agradável Com vocês, Francisco Manuel Barroso da Silva, o Almirante Barroso!
Ergue-se, do semicírculo, o aluno que representa o almirante Barroso, colocando-se á direita do
velho marinheiro, de pé.
“ALMIRANTE BARROSO” ( orgulhoso e enfático) :
- Sou o almirante Barroso e represento uma parcela do orgulho nacional. Tive situação destacada e exemplar
na guerra do Paraguai! E recebi o título de Barão do Amazonas.
Esse era o nome da corveta e navio-capitânia no qual encontrava-me na gloriosa batalha do Riachuelo. Como
vocês devem saber. A batalha do Riachuelo foi o maior encontro naval travado em águas fluviais da América
do Sul. E nós vencemos essa Batalha!
VELHO MARINHEIRO- Fico feliz ao revê-lo, excelência. Como feliz ficaria ao rever o Almirante Tamandaré...
FRANCISCO- E agora, meus queridos amigos, Joaquim Marques Lisboa!
Do semicírculo, sai o aluno que representa o almirante Tamanduá e coloca-se à esquerda do
- 1 -
velho marinheiro.
“ALMIRANTE TAMANDARÉ” ( com orgulho e ênfase ) :
- Marquês de Tamandaré é o título que recebi ao chefiar a esquadra brasileira guerra do Paraguai. Realizei
missões difíceis, como a cobertura a General Osório na transposição do passo da Pátria, ou a proteção as
forças de Manuel Marques de Souza, o Visconde de Porto Alegre, na tomada do Forte de Curuzu. Em 1925, fui
escolhido como o Patrono na marinho de Guerra Brasileira, o que muito me orgulha!
VELHO MARINHEIRO – Vocês me emocionam. É belo saber que jovens como vocês conheçam a nossa história... Só me
faltava ouvir o Bravo Marcílio Dias...
FRANCISCO – Não seja por isso, finalmente, Marcílio Dias!
O menino que representa Marcílio Dias deverá colocar-se as costas do velho
Marinheiro. Deve manter o braço direito às costas durante a representação.
“MARCÍLIO DIAS”- Sou considerado herói nacional, exemplo edificante para a marinha. Na batalha do Riachuelo, lutando ao
lado de bravos marinheiros, perdi meu braço direito. Mas lutei até a morte sobre o tombadilho do navio. Deram-me por túmulo as águas
do Panamá, o qual ajudei resgatar com a própria vida.
FRANCISCO- E assim, senhoras e senhores, encerramos o nosso programa de entrevistas... (volta-se, mostrando-se
desanimada, ao professor): Desculpe-nos, professor. Nós queríamos fazer coisa melhor...
JOANA- A gente queria fazer uma história mais bonita, mas não deu tempo...
MÁRIO- Com um cenário bacana...
ANTONIO- Lâmpadas coloridas...
FRANCISCO- E o que saiu foi isso. Uma homenagem muito simples...
PROFESSOR- Mas foi ótimo! Vocês se representaram muito bem...
VELHO MARINHEIRO- São crianças de valor, professor.
PROFESSOR- Não há dúvida... Só não entendo uma coisa...
ALICE- O que, professor?
PROFESSOR- A coincidência...
JOANA- Que coincidência?
PROFESSOR- Vocês acertaram direitinho os personagens que o velho marinheiro queria...
ALICE- Segredo profissional.
JOANA- Não podemos dizer.
VELHO MARINHEIRO – Meus pequenos, acho que seria injusto não contarmos a verdade...
FRANCISCO- Bem, o senhor é quem sabe...
PROFESSOR- Que história é essa? Não estou entendendo nada...
VELHO MARINHEIRO- Quando você anunciou para a classe que me traria eles me procuraram. Não queriam decepcionar
você.
ALICE- Como estamos na semana da marinha, queríamos homenageá-la, como o senhor programou, através do velho
marinheiro...
ANTONIO- Mas a gente não queria fazer uma coisa improvisada, entende. Queríamos homenagear a marinha e dar um
presente para o senhor : um bom trabalho...
JOANA- Aí, com a ajuda do velho marinheiro, que nos sugeriu os três nomes, bolamos a entrevista...
PROFESSOR- ( boquiaberto):
- Surpreendente!
MÁRIO- Nós queríamos fazer a festa mais completa. Com mais personagens históricos, com cenário, luz... Mas não deu...
PROFESSOR- Seus alunos, prestam bastante atenção. A marinha brasileira é, por se própria, por suas glórias, por seus
objetivos, uma eterna homenagem ao povo brasileiro.
VELHO MARINHEIRO- E é com sua simplicidade, com seu orgulho humilde e verdadeiro, que o povo brasileiro a homenageia
todos os dias.
FRANCISCO- É como diz meu pai: Não se pode enfeitar uma flor se ela nasceu para nos enfeitar...
PROFESSOR- Exatamente. A própria história da nossa marinha enfeitaria qualquer apresentação em sua homenagem.
ALICE- Pena que eu sou mulher...
MARIO- Por que, Alice?
ALICE- Se eu fosse homem, seria um marinheiro.
VELHO MARINHEIRO- Mas você pode trabalhar pela marinha. Existem cerca de dezessete mil civis, nas mais variadas
atividades, que trabalham para ela...
ANTONIO- Professor, a aula acabou?
PROFESSOR- Isso é uma falta de respeito, menino? Então estamos em companhia de um convidado especial e você quer logo
acabar a aula ?
ANTONIO- Desculpe, professor. Mas preciso prestar a minha homenagem particular á marinha do brasil...
VELHO MARINHEIRO- Muito bem. E o que você vai fazer em homenagem á nossa marinha?
ANTONIO- Vou me inscrever para Marinheiro, logo que sair daqui.
ALICE- Se a marinha te aceitar, você é que vai ser homenageado...( todos riem)
VELHO MARINHEIRO- A soberania dos mares da Pátria depende do interesse dos jovens pela marinha. Ela o aceitará.
PROFESSOR- Bem, se a verdade é essa, a aula está terminada. Mas, antes, um viva. VIVA O MARINHEIRO!
TODOS- VIVA!
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FIM
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