Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Dia das Crianças No CEBEC

Fotos

Fotos

O "Qualidade" Na TV

Exercícios para Teatro

Para que um exercício seja bem aceito pelo grupo, faça de uma maneira divertida, com muita animação, mande que todos venham com roupas a vontade, comece com algumas ginásticas para esquentar o corpo. Estes exercícios abaixo, são os mais conhecidos, são os que eu apliquei nogrupo e gostei muito :
EXPRESSÃO VOCAL - este exercício se faz também em aulas de canto, é ótimo para o 'desenrolar' da língua.Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como: - O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.- O vestidinho de bolinha da lucinha era bonitinho e sem preço.- Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.- O conglo conglomerava no congo.

ESTÁTUA

Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal, ele paralisarão com expressão facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, você irá falar. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expressão do outro, e você analisa junto o que faltou, o que melhorou, etc.

ESPELHO

Objetivo: Adquirir o engrossamento do grupo nas cenas Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. simultaneamente. Depois o espelho passará a ser comando e o comando espelho.

MÍMICA 1

Um ator vai ao palco e conta, em mímica, uma pequena história. Um segundo ator observa enquanto que os outros três não podem ver. O segundo ator vai ao palco e reproduz o que viu, enquanto os outros dois não vêm: só o terceiro. Vai o terceiro e o quarto o observa, mas não o quinto. Vai o quaro e o quinto o observa. Finalmente vai o quinto ator e reproduz o que viu fazer ao quarto. Compara-se depois o que fez o primeiro: em geral, o quinto já não tem nada mais a ver com o primeiro. Depois, pede-se a cada um que diga em voz alta o que foi que pretendeu mostrar com a sua mímica. Este exercício é divertidíssimo. Variante: cada ator que observa tenta corrigir aquilo que viu. Por exemplo: imagina que o ator anterior estava tentando mostrar tal coisa, porém que o fazia mal - dispõe-se então a fazer a mesma coisa, porém bem - eliminando os detalhes inúteis e acentuando os mais importantes.

MIMICA 2

Sentados em circulo, em silencio total, o primeiro participante criará com as mãos um objeto, ou animalzinho, que será passado ao componente mais próximo, que ao receber o presente observando bem do que se trata, transformando-o em uma outra coisa qualquer, passando adiante e assim sucessivamente.As criações serão recebidas em todo seu aspecto, ou seja: peso, consistência, cheiro, etc.Depois de todos terem feito o exercício, cada um devera responder o que recebeu de seu colega.Objetivo: Entre outros tornar ágeis as mãos para que em uma representação que exija o uso de um copo por exemplo, a personagem poderá mostra-lo de modo invisível tornando a cena bem mais criativa.

RELAXAMENTO

Todos estarão sentados confortavelmente, em absoluto silencio, numa sala pouco iluminada e com um som ambiente, serão seguidos os movimentos indicados pelo líder.a) Todos deverão sentir os dedos e as plantas dos pés, relaxando-se ao máximo. Respirar profunda e suavemente.b) Afrouxar os músculos das pernas e joelhos.c) Fazer o mesmo com o abdome, imaginando ainda que uma grande suavidade envolve os órgãos digestivos.d) O mesmo com o tórax, os ombros, e a nuca mais demoradamente.e) Amolecer os braços as palmas das mãos e os dedos.f) Relaxar o couro cabeludo, e tirar do rosto qualquer ruga de preocupaçãog) Imaginar um lugar lindo e tranqüilo, como um amanhecer no campo.h) Pedir a todos que bocejem e se espreguicem lentamente como gatos. Em exercício de relaxamentos, coloque uma música, e vc pode encerrar com uma oração, pois o clima estará bem favorável.

Pesquisando pela internet , você achará vários exercícios todos muito conhecidos, porém irei passar aqui, alguns exercício que eu criei e deram muito certo, e espero que para o seu grupo seja também muito útil.
1. Grave uma cena de uma novela, uma cena onde há até 3 personagens (claro que você será pruidente ao escolher a cena).
a) Reunido com o seu grupo, você irá fazê-los ouvir a cena, não assistir, apenas ouvir, na cabeça deles tentarão imaginar, como é a cena, o exercício é que eles deverão representar a cena, depois de todos os grupos terem apresentado, você irá assitir com eles e comentarão sobre o que cada um representou.
b) Uma outra forma é, você entregará a cena escrita em um papel, onde eles terão que decorar as falas e representá-la. Neste exercício dará para perceber os defeitos de representação, onde cada um pode melhorar.

2. Marque uma data onde cada um deverá representar um personagem típico do Brasil, com todas as características, seja nas vestimentas, costumes, falas. este exercício ajuda o ator se descontrair e a vencer suas barreiras em palco.
3. Dê como uma lição de casa onde cadaum terá que representar um monólogo, criado por ele. Este exercício pode revelar grandes escritores.
[ Voltar ]

Peças Musicais

ABRAÇA-ME
Música: Abraça-me
CD: Abraça- me - David Quinlan

Música
Encenação
QUERO SER COMO CRIANÇATE AMAR PELO QUE ÉS VOLTAR A INOCÊNCIA E ACREDITAR EM TI
Menina encena para Jesus a letra, como que uma declaração de amor e carinho
MAS AS VEZES SOU LEVADO PELA VONTADE DE CRESCERTORNO-ME INDEPENDENTEE DEIXO DE SIMPLESMENTE CRER
Entra personagem Riqueza, todo de preto e com uma máscara dourada, ele segura muitas jóias e cartões de crédito. Oferece à ela, e ela vai saindo seguindo ele, e olhando para Jesus, mas ela acaba indo embora com Riquezas pela lateral direita. Jesus de cena triste pela lateral esquerda.
NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU AMOR, SENHOR.NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU AFAGO, SENHOR.NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU ABRAÇO, SENHOR.ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME,ABRAÇA-ME COM SEUS BRAÇOS DE AMOR.
Coreografia se levanta e começa a dançar.
(na parte que a música fica mais silenciosa e lenta)ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME,
Menina volta pela laterla direita triste, e Jesus entra pela lateral esquerda, também triste. Eles se encontram no centro, quando ela O vê, ela pede perdão, e junto com a letra da música pede que a abrace. Jesus a abraça.
NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU AMOR, SENHOR.NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU AFAGO, SENHOR.NÃO POSSO VIVER LONGE DO TEU ABRAÇO, SENHOR
Ela entra na coreografia e começa então a dançar junto, com a expressão muita alegria.
Para finalizar, encena em coreografia uma meia-lua e Jesus ficará no meio, e todas se prostrarão diante dEle.

Autora: Daniela Leon Vieira - Coreografia: Francyellen Gonçalves

Peças Musicais

Amada Minha


música: Amada Minha - CD Anseio Ardente - Asas da Adoração
Esta apresentação, é uma apresentação de impacto, só será compreendida ao escutar a música. Nós já a apresentamos mais de 5 vezes em vários lugares, Deus fala muito através desta música, só assistimos para saber.
Música
Encenação
Deixei o meu lar e meu Pai.Deixei minha glória por ti.Paguei os pecados em teu lugar.Verti o meu sangue pra te salvar
Deus com Jesus e anjos.
Deus está se despedindo do Seu Filho.
Jesus entrega a Sua coroa, coloca-se aos pés de seu Pai, e se despedem com um forte abraço.


Deixei o meu lar e meu Pai.Deixei minha glória por ti.Paguei os pecados em teu lugar.Verti o meu sangue pra te salvar
Jesus sai do "céu" e vai até as pessoas (que são as meninas da coreorafia)
e cantando a música, pega uma a uma, mas ela O rejeita


Amada minhaEu sofreria de novo aquela dorSó pra ter o teu coraçãoAmada minhaEu morreria de novo naquela cruz,Se preciso fosse, pelo teu amor
Coreografia, se levanta e faz coreografia.
Jesus canta para a Igreja.


Deixei o meu lar e meu Pai.Deixei minha glória por ti.Paguei os pecados em teu lugar.Verti o meu sangue pra te salvar
A coreografia se desfaz, e cada uma começa encenar um tipo de problema (cego, dor, triste, orgulho, etc).
Jesus passeia no meio delas, vendo os problemas.


Amada minhaEu sofreria de novo aquela dorSó pra ter o teu coraçãoAmada minhaEu morreria de novo naquela cruz,Se preciso fosse, pelo teu amor (até o fim)
Jesus, começa a andar lentamente em direção a Noiva. A noiva está entrando em direção à Jesus , Ele a pega pelas mãos, chega na frente das personagens com os problemas e começa uma a uma à curá-los, a cada cura, a noiva os abraça.
Os curados demonstram alegrias e mostra à igreja a sua felicidade. Quando termina as curas, a noiva os chama para acompanhá-la. A noiva vai saindo por primeiro e logo em seguido vai saindo os curados atrás dela.
Jesus vai até a cruz, pega a cruz, e olha para Deus (que está sentado no trono) Deus se levanta e dá as costas tristemente. Jesus sai carregando a cruz.
Autor: Daniela Leon Vieira - Coreógrafa: Francyellen Gonçalves

Peças Musicais

ATRAI O MEU CORAÇÃO


música : CD Casa Favorita - Filhos do Homem
Luzes só do altarEncena 3 pessoas : Homem, Jesus e Espírito Santo(As meninas da coreografia estão embaixo todas abaixadas) Tu és minha vida, Jesus És meu amigoE a tua vontade, Doce Espírito Meu alimentoSem ti não há valor em mim, sou como um vaso de barro Pronto a ser quebrado para ser o que queres de mim
(Eles dão as mãos -homem no meio-) (Dançarina encenando com canto e dança vai até Eles que estão na parte superior) A tua presença é tudo que eu precisoA tua presença é o meu maior valor
(eles vão saindo) (Acende luz da igreja)(Todas levantam, ela fica dançando no altar sozinha, mas agora igual a coreografia) Atrai o meu coraçãoAtrai o meu coraçãoÉs tudo que eu queroAtrai o meu coração Atrai o meu coraçãoEu posso te tocar (Dançarina dança agora diferente da coreografia, só que para Deus - olhando para Deus de verdade-) Tu és minha vida, Jesus És meu amigoE a tua vontade, Doce Espírito Meu alimentoSem ti não há valor em mim, sou como um vaso de barro Pronto a ser quebrado ela cai e levanta para ser o que queres de mim (Entra 2 pessoas oferecendo riquezas passam por ela e entram na outra porta - a coreografia se abaixa (pára de dançar)(ela se ajoelha perante Deus, e mostra que ignora estas riquezas)
A tua presença é tudo que eu precisoA tua presença é o meu maior valor (Coreografia volta a dançar , ela dança igual)Atrai o meu coração Atrai o meu coração És tudo que eu quero Atrai o meu coração Atrai o meu coraçãoPosso te tocar Atrai o meu coração Atrai o meu coraçãoÉs tudo que eu quero Atrai o meu coraçãoAtrai o meu coração Jesus volta e a abraça ou ela se prostraPosso te tocar
Jesus
Autor: Daniela Leon Vieira

Peças Musicais

INTIMIDADE
Música: Intimidade
CD: A Presença da Glória - Santa Geração

Música
Encenação
Jesus, eu quero ficar conTigo, Eu quero ser Teu amigo,Quero comer nO Teu Prato,Calçar os meus pés nOs Teus SapatosE arrastar... lára lára lára lá lá...E arrastar... lára lára lára lá lá...
Jesus e a menina abraçados, Ele senta e coloca a blusa no sofá....Menina pega os seus calçados, calça e sai arrastando com alegria
Jesus, eu quero muito Você,Pegar Tuas Sandálias e esconder,Esconder pra Você não sairPois quero estar perto de Ti!Te abraçar... lára lára lára lá lá...Te abraçar... lára lára lára lá lá...
Menina pega os calçados O abraça e esconde, Ele levanta para procurar, mostra a ela q está descalço, e ela encena q não sabe onde está e O abraça
Jesus, eu quero deitar nO Teu Colo,Te contar tudo, tudo o que sei,Descansar recostado em Teu PeitoOuvindo O Teu CoraçãoE me acalmar... lára lára lára lá lá...Me acalmar... lára lára lára lá lá...
Ela O coloca sentado e deita no seu colo Ele a acaricia, e encena como se estivesse falando (e gesticula) com Ele.Ouve o coração dEle surpresa, e vai fechando os olhos como se adormecesse
Jesus, eu quero vestir Sua CamisaCom as mangas maiores que meus braços,Correr pela casa aO Teu EncontroE me abandonar nO Teu Abraço...E Te abraçar... lára lára lára lá lá...Te abraçar... lára lára lára lá lá...
Ela levanta põe a blusa e pula pela casa alegremente com as mangas grandes e soltas,E corre até Ele e O abraça fortemente. Ela gesticula cantando a parte "preciso tanto de ti..."Quero te abraçar" e o abraça no "quero te abraçar"
Autor: Daniela Leon Vieira

Peças de Teatro Infantil

Peças infantis

Coração Fedorento
Dr Pega-Pega
Ladrão da Alegria
A Mentira
Vamos à Escola Dominical ?
O Amigo de Deus

Coração Fedorento
Garota (Maria) : coração preto
Menina (Ana): coração metade brco/preto
Amiguinho (João): coração plástico ou cinza
Garotinho (José): coração dourado
No meio da praça, Maria stá muito triste. Em seu peito pode-se ver um coração negro.
Chega Ana que começa a brincar perto. Ela vem chupando um enorme pirulito.
A menina joga amarelinha, corre de um lado para outro enquanto o garoto a observa triste, choramingando e desanimado. Após algum tempo a menina percebe o garoto e se aproxima.
Ana: Olá!!! Quer um pouquinho do meu pirulito??
Maria: Não...
Ana: Não? Então tá...sobra mais...rs Ah, então vamos brincar de amarelinha?
Maria : Vamos! Oba !
(Primeiro joga a Ana. Mas quando chega a vez da Maria, esta desamina, "murcha", faz bico e volta a chorar.)
Ana: Hei! Menininha, o q q foi, não quer brincar mais ??? Vai, fica feliz, vamos brincar de bola então??
Maria sorri novamente e eles voltam a brincar. Ana para a esquerda, Maria para a direita. Ana parece apanhar uma bola enorme e joga para Maria. Maria vibra, consegue agarrar a bola e devolve o arremesso para Ana. Ela corre pega a bola e devolve, jogando-a. Novamente Maria apanha a bola, mas desta vez ela para, olha a bola em suas mãos, coloca no chão, desfaz o sorriso, "murcha" de novo e volta ao centro triste e choramingando.
Ana: Ué?? Q q houve??? O q aconteceu com você ??
Maria: É o meu coraçãozinho
(Maria triste aponta para o seu coração. Faz sinal de que cheira mal.)
Ana vai e cheira.
Ana: Huuummm q cheirinho hein??
Mariaa: Até você acha, assim não dá... (vai e cheira o coração dela) Ahaha.. o seu também tá começando a cheirar mal.....
Ana chora: Tá não... eu passo perfume nele
Joãozinho chega
Joãozinho: Oii, oq vcs estão fazendo vamos brincar??
Ana: Eu bem q queria mas a menininha tá muito triste...
Joãzinho pergunta para as crianças da platéia: Pq ele tá triste ?
...
Ah entendi... deixa eu ver...(vai e cheira o coração) Nossa!!! Q cheiro horrível !!!.... ai desculpa menininha, não tá tão mal assim...
Maria: Eu sei q tá.... nada me deixa feliz
Ana: Eu já sei tive uma idéia!!! Esperem aqui...
(ela sai)
João: Olha, eu tenho uma solução pra vc ??
Maria: Sério, sério me conta, me conta
João: Eu conto, eu conto..
Maria: Então fala, fala logo, o q é hein??
João:....
Maria: Eu vou conseguir ficar feliz??? ....Ai....
Joãozinho: O q foi?
Maria: Vc demorou muito pra contar... fiquei triste dinovo..
(Ana chega com pano e balde)
Ana: Olha só... nós vamos limpar, e aí a sujeira sai...
(eles limpam)
Ana: E então...???
(eles se aproximam devagar pra cheirar)
Os dois quase caiem pra trás...
Maria chora: Viu, vcs não conseguem..
Joãozinho: Espera aí, eu vou pegar a solução...
Ana: Ah, não fica assim, nós vamos te ajudar..
Joãozinho volta: Tcham! Tcham! Olha só o meu super perfume...
Ana: O seu perfume ? não !! é muito ruim...
Joaozinho: É nada.. quer ver olha... (e passa na Maria)
Maria cai
Ana: Hã... olha o q vc fez, ela desmaiou
José chega, ele tem um coração dourado...
José: O que está acontecendo??
Maria: Tá acontecendo que estes dois estão tentando limpar o meu coração q cheira muito mal e isso me dá uma tristeza, e eu não sei como ficar feliz
José: Eu posso te ajudar
Maria: Ah tá... eles já tentaram sabão, perfume...
José vai tentar cheirar e ela não deixa, ela insiste
José: É vc precisa mesmo....
Maria desanima
José: E não é só ele não!!!
(Ana e João procuram em sua volta)
Ana: Quem mais ?? Eu já vou pegar o meu baldinho...
Joãozinho: E eu o meu super-perfume
José: Nananina não!!! Voltem aqui, eu estou falando de vcs.. dá pra sentir o cheirinho ruim daqui...
(eles cheiram as axilas, e começam a limpá-las)
José: Não é aí... olhe o coração de vcs !! O seu é metade sujo e metade limpo e o seu tá apagado...
Eles choram e resmungam sobre os corações
Maria entra na choradeira
José: Pchiiii ! Quietos! Engolem o choro...
Existe alguém que vai deixar todos vocês com o coração bem limpinho e bonito igual o meu.
Todos: Quem, quem ?
José: É Deus, eu vou orar pra vcs ficarem com o coraçãozinho bem limpinho tá? Olhem só como é....
Eles se animam e observam José dobrar seus joelhos e "pedir a papai do céu" alegrar seus amiguinhos. Eles ficam felizes, mas pouco depois dela se levantar eles novamente "murcham".
José: Hei, vcs também devem orar, aí sim Jesus vai limpar o coração de vcs, vamos pedir?
Todos ajoelham
Final Sugestivo
1 - No meio desta oração, eles irão virar seus coraçãozinhos e então do outro lado terá um coração em branco.
2 - No meio desta oração, entra um anjo com uma cesta com um coração para cada um. E quando terminam a oração, eles trocam os corações.
Para cada final, sege após um diálogo alegre.
Autor: Desconhecido - Texto : Daniela Leon Vieira

Dr Pega-Pega
Dr Pega-Pega: Enfermeira:Gripado: Tic-Nervoso: Sarnento: Evangelista:
Narração - Apresentação
Estão dizendo que vem vindo um médico ai que cura qualquer doença. Será que é verdade?
Enfermeira:
(entra correndo e anuncia para a platéia como se anunciasse um número circense)
Eu sou a ajudante do melhor médico do mundo. O médico que resolve qualquer problema. O Dr. Pega-pega!
Dr. Pega-pega:
(entra com muita pose, procurando examinar até a enfermeira)
Enfermeira:
Que entre o Sr. Gripado!
Sr. Gripado:
(entra espirrando e assoando escandalosamente sobre a enfermeira e sobre o médico, que se esquivam a todo custo)
Dr. Pega-pega:
(aproxima-se e toca no Sr. Gripado para examiná-lo, então começa também a espirrar e assoar, escandalosamente)
Sr. Gripado:
(vai embora insatisfeito ainda doente, e o Dr. Pega-pega fica espirrando incontrolavelmente)
Enfermeira:
Desculpem! Desta vez não deu muito certo, mas agora o famoso Dr. Pega-pega vai sarar o próximo doente. Sr. Tic-Nervoso, entre por favor.
Sr. Tic-Nervoso:
(entra mal conseguindo olhar para frente, com um tic-nervoso no rosto, que fica a critério dos atores)
Dr. Pega-pega:
(aproxima-se espirrando e assoando, para examinar o Sr. Tic-Nervoso, mas quando encosta no doente, fica também com o tic-nervoso, além de espirrar)
Sr. Tic-Nervoso:
(vai embora insatisfeito, reclama e ainda doente)
Dr. Pega-pega:
(fica espirrando e com tic-nervoso sem parar)
Enfermeira:
Parece que desta vez ainda não funcionou bem. Porém, agora vocês vão ver, o Dr. Pega-pega, vai sarar o próximo doente
Sr. Sarnento, pode entrar.
Sr. Sarnento:
(entra se coçando desesperadamente)
Dr. Pega-pega:
(aproxima-se espirrando, e com tic-nervoso para examinar o Sr. Sarnento, ele tem dificuldades devido à isso, mas quando encosta no doente, fica também se coçando, além de estar com o tic-nervoso e espirrar)
Sr. Sarnento:
(vai embora insatisfeito, ainda doente)
Dr. Pega-pega:
(fica espirrando, com tic-nervoso e coçando-se terrivelmente)
Enfermeira:
Oh! Dr, Pega-pega, e agora? Veja como o Sr. está. Que faremos? Vou buscar ajuda...
(A enfermeira sai para buscar ajuda e o Dr. Pega-pega fica em terrível crise; espirrando, assoando-se, com o tic-nervoso e se coçando)
(A enfermeira volta com o Evangelista)
Evangelista:
(olha para o Dr. Pega-pega, como se analisasse o caso, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida o Dr. Pega-pega e a Enfermeira para orar)
Dr. Pega-pega:
(fica curado, olha para si mesmo e começa a se alegrar, abraça o Evangelista e começa a saltar feliz)
Enfermeira:
(surpresa com o resultado, sai e vai buscar os doentes)
DOENTES:
(vem, cada um com seu sintoma)
Evangelista:
(olha para os doentes, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida-os para orar)
DOENTES:
(oram, e todos olham para si e uns para os outros e ficam alegres quando percebem que estão curados)
Autor: Desconhecido

Ladrão da Alegria
· Menina Chorona (MC) · Crianças 1 e 2 (C1 e C2)· Ladrão de Alegria (LA) · Casal de namorados (amor) . Criança com pirulito e doces, (C3) · Menina Feliz (MF)
MC entra, soluçando, triste, caracterizando a personagem:
Gente, eu perdi minha alegria! Estou tão triste... Vocês viram se a alegria passou por aí?? E o pior é que eu ouvi dizer que há um ladrão roubando a alegria das pessoas! Eu perdi a minha, e ainda tem gente roubando alegria dos outros! Assim não dá! (senta e fica cabisbaixa, "bicuda").
Entram 2 crianças com brinquedos, felizes. A MC as vê e chega mais perto (C1 e 2)
MC: Oi...
2C: Oi!!
MC: Por que vocês estão tão felizes??
C1: Porque eu tenho meu urso!
C2: E eu tenho minha boneca!
MC: E eles dão alegria?
2C: Muita!...
MC: Puxa... Me empresta um pouquinho?
2C: Não!!!!
MC: Só um pouquinho...Eu estou tão triste...
C1: Nem pensar!
C2: Não mesmo!
MC (fazendo cara de desdém): Tudo bem, eu nem queria mais, tá! Não preciso disso, tá! Mas olhem, tomem cuidado, porque tem um ladrão por aí que anda roubando a alegria das pessoas...e ele pode roubar a de vocês...
C2: Ah, rouba nada! (C1 concorda com a cabeça)
MC sai de cena, e as 2C ficam brincando, quando o LA chega de repente.
LA: Ha, ha, ha!!! (falando para o público, as crianças não percebem) Eu sou o Ladrão de Alegria! E vou roubar a alegria dessas criancinhas! Há, há, há!!!!!
(assusta as 2C e rouba os seus objetos. Sai de cena correndo, escondendo os brinquedos. As 2C ficam chorando).
A MC volta, e encontra as 2C chorando e pergunta porque. Elas contam o que aconteceu.
MC: Viram! Eu bem que avisei pra vocês! Mas eu vou continuar procurando a alegria, e quando eu achar eu aviso a vocês.

As 2C saem de cena, e a MC fica pensando onde pode achar a alegria.
MC fala com o público :
Ei, vcs ! Vcs sabe onde eu posso achar a alegria ? (faz um diálogo)
Chega casal de namorados com cartolina de coração.
MC : Oi !
Casal: Oi !
MC: Eu estou procurando a alegria, e vcs me parecem tão felizes... me dá este coração ?
Casal: Não !
Namorada: Isto aqui é o coração que representa que eu gosto muito dele
Namorado: E eu dela, claro!
MC: Ah sei... Ah, mas eu não preciso disso, fique pra vcs. Mas eu vou contar um segredo de amiga: Tem um ladrão aí q tá roubando a alegria de todo mundo, segurem bem isto..
Namorado: Ah, mas este aqui ele não vai conseguir pegar.
Namorada: Nós seguramos bem forte
MC: Então tá ! Mas eu avisei, tchau! Eu tenho que procurar a alegria...
LA entra pedindo silêncio para as crianças
LA: Oi
Casal ficam com cara de suspeitos
LA: Que lindo este coração né?
Casal: É sim, e é nosso!
LA pega rápido
LA: Agora não é mais, hahaha (e sai)
MC volta
MC: Ei, porque vcs ficaram tão tristes ?
Casal: o Ladrão de Alegria roubou nosso coração (e vão saindo)
MC com o público: Eu avisei, vcs viram né ?
(chega criança doces)
C3: Hummm q pirulito gostoso !
MC: Oi,
C3: Oi...
MC: Sabe... eu tô muito triste !
C3: É por que ?
MC: Porque eu não tenho um pirulito desse pra me deixar bem feliz... me empresta um pouquinho?
C3: Não ! Se eu te emprestar eu vou ficar triste
MC: Mas é só um pouquinho...
C3 ficando de costas
C3: Não! Não dá pra emprestar
MC: Ah é? Então você fica sabendo que o Ladrão de Alegria vai vir pra pegar o seu pirulito e vc vai ficar bem tristinho .
C3 dá de ombros
LA chega dando um susto
LA: Desculpe eu não quis te assustar.
C3: Quem é você ?
LA pegando o pirulito dele: Adivinha hahaha?
C3 chorando: Ah não é o Ladrão de Alegria
Sai chorando
MC: viram só? Assim não dá, o Ladrão de Alegria está pegando tudo e eu não achei a Alegria de verdade. (senta triste)
MF entra cantando (a alegria...): vê a MC triste.
MF: Oi... Por que você está chorando? O que aconteceu?
MC: Ah, eu estou cansada de ser triste... Eu perdi minha alegria, já procurei em todo lugar, e não encontro... Só encontrei outras pessoas, tristes também, porque o LA roubou a alegria delas...
MF: Roubar a alegria?? Como assim?
MC: Ué, ele pegava os brinquedos delas, o amor, os doces... as coisas que os deixavam felizes...
MF: Ah, mas isso não é Alegria de verdade! Eu tenho uma alegria que ninguém pode tirar de mim!
MC (leva um susto com a afirmação da MF): Mas como? Cadê ela?? Me empresta um pouquinho??
MF: Olha, emprestar pra você eu não posso, porque ela é minha... mas a pessoa que me deu toda essa alegria pode te dá-la pra sempre!
MC: Pra sempre?! Ah, eu quero sim! Quem é essa pessoa, como eu falo com ela??
MF: Essa pessoa é muito especial, sabe, ela é Jesus. Só ela pode te dar uma alegria de verdade e pra sempre. E pra conseguir é só pedir pro Papai do Céu, que dá pra quem quiser, é só pedir pra Ele entrar no seu coração. Você quer?
MC: Ah, eu quero sim!
MF: Então, eu vou fazer uma oração com você, tá? Vem, ajoelha aqui.
(as duas se ajoelham e a MC copia os gestos da MF, que faz "posição de oração": olhos fechados e mãos juntas).
(os outros personagens vão entrando aos poucos se ajoelhando e repetindo a oração)
MF: Papai do céu repete...
MC: Papai do céu repete...
MF: Entra no meu coraçãozinho...
MC: Entra no coraçãozinho dela... (e aponta para ela)
MF: Não... entra no seu coraçãozinho porque vc que quer...
MC: Ah é... entra no meu coraçãozinho porque eu que quero...
MF: E perdoa todo mal que eu fiz
MC: E perdoa todo mal que eu... (Mc interrompe a oração) até puxar o cabelo da minha irmãzinha?!
MF: Sim...
MC: Mas ela mereceu... e também foi um pecado bem pequenininho, seria grande se eu tivesse batido nela ou arrancado o cabelo dela...
MF: É só que pra Deus não existe pecado grande nem pequeno, é tudo igual...
MC: Ah está bem... então: Perdoa todo mal que eu fiz, até bater na minha irmãzinha, mesmo que ela tenha merecido.
MF: E me dá muita alegria...
MC: E me da muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita alegria...
MF: Em nome de Jesus
MC: Em nome de Jesus
MF: Amém.
Todos bem forte: Amém!
MC: Oi amigos...agora nós achamos a Alegria que ninguém pode tirar né ?
MF: Agora vocês tem Jesus, Ele sim dá a verdadeira Alegria
Todos cantam: "a alegria..."
Autor: Desconhecido

A Mentira
Amiga: Oi !! amiguinha que bom te ver, preciso muito falar com vc
Menina: o que q aconteceu ?
Amiga: lembra aquele dia que você foi na minha casa e eu te mostrei que a minha mãe tem um vaso bem bonito e que ela gosta muito ?
Menina: Ah sei, um vaso bem grande, colorido, sei sei...
Amiga: Buááá...
(entra menino)
Menino: Nossa! Que choradeira é esta ?
Menina: O que que foi ? Pq vc tá chorando ?
Menino: É, pq vc tá chorando.
Amiga: É que eu quebrei ele... e a minha mãe vai me bater.... buááá
Menina: Ai tadinha de você, coitadinha mesma, ela vai te bater mesmo
Amiga: buááááááaa
Menino: Nâo, não, não fique assim, a gente tenta resolver de uma maneira q ela não vai descobrir.
Amiga: Mas como? Ele tá todo quebrado, como é que faz pra consertar isso ???
Menina: Conta a verdade.
Menino: Nâo, a verdade não, ela vai te bater
Amiga: Buáááá', viu... eu sei disso.
Menino: Vamos colar o caso? E aí a gente pinta ele e ela nem vai ver.
Menina: Não amiguinha, não escuta ele, vc tem q falar a verdade.
Amiga: Ai q dúvida. Tô com medo dela.... ai... hum... eu vou pegar o vaso, e vou trazer pra vcs.
Menino: Isso vai lá...
Menina: Menininho que coisa feia que você tá pedindo pra ela fazer, não pode mentir , né criançada?? É feio mentir né ??.... Viu? Até eles sabem.
(amiga volta)
Amiga: Olha tá aqui ó... olha como ficou... ela vai me bater.....buáááá
Menino: Chega de chorar, chorar... vamos tentar resolver.isto
Amiga: Mas será que vai dar certo?
Menina: Nâo vai, isso que vocês estão fazendo é feio e errado. E eu não foi ficar aqui pra não fazer parte desta coisa feia. Tchau.
Menino: vai, vai pode r, eu fico aqui ajudando ela.
Menina: Ajudando ? Ajudando uma coisa errada desta. Tchau.
Amiga: Você não é minha amiga assim.
(ela sai)
Amigo: Eu vou precisar de algumas ferramentas, espere aqui q eu já volto.
Amiga: Tá.... (para as crianças) sabe, eu quebrei este vaso, da minha mãe...xiiiii ela não pode saber, pq senão ela vai brigar comigo, e vai me bater, e eu tô com medo de contar a verdade pra ela.
Amigo: Voltei, vamos lá... olha, ela não vai notar a diferença, vai ficar igualzinho.
Amiga: Pq a menininha foi embora tão braba?
Amigo: Ah não sei...
Amiga: Só pq nós vamos concertar o vaso e a minha mãe nem vai saber .
Amigo: Ah, não liga pra ela... olha tô quase terminando.
(Menina volta correndo e eufórica)
Menina: Amiguinha! Amiguinha!
Amiga: O que foi ?
Menina: Eu contei pra minha mãe, sobre isso, e sabe o que ela disse?
Amiga: O quê, o quê.
Menina: Ai, deixa eu respirar...
Amiga: Fala logo.
Menina: Ela disse assim, que a Deus manda a gente falar a verdade. E que Deus tá vendo tudinho o que vocês estão fazendo ???
Amiga: O quê, agora, neste exato momento?
Menina: Sim, sim, as vezes podemos enganar a nossa mãe, mas a Deus não, Ele vê e sabe de tudo, e sabe até o q vc está pensando.
Amigo larga de tudo na hora e olha pra cima com medo.
Amigo: Ai, ai , ai, e agora? Ele vai nos destruir
(chora amiga e o amigo)
Amiga: Deus vai contar pra minha mãe e eu vou apanhar mais ainda... buááá
Menina: Xiii, quietos.. ainda tem tempo de vcs acertarem isto.
Amiga: O vaso?
Menina: Não o vaso. Vocês estavam fazendo uma coisa muita má e feia, e se vocês pedirem perdão pra Deus, Ele vai perdoar vcs !
Amigo: Que coisa linda ! Tá me dando uma dor aqui dentro.
Amiga: Em mim também. Eu quero pedir perdão pra Deus e contar a verdade pra minha mãe.
Menina: Isso é sinal que vcs se arrependeram, que maravilha, Deus deve estar bem feliz. Vamos orar?
Amigo, amiga: Vamos, vamos, agora.
Menina: Repetem comigo: Papai do céu, me perdoe porque eu ia fazer uma coisa muito feia e deixar você e minha mamãe muito triste. Nâo quero mais mentir. Em nome de Jesus Amém.
Amigo: ai, ai, ai, como estou leve, saiu a dor.
Amiga: È verdade, que coisa boa que estou sentindo.
Menina: Isso, é porque Deus perdoou vocês, pq vcs se arrependeram e pediram perdão pra Ele.
Amiga: Eu vou indo, pq quero contar toda a verdade pra minha mãe, sei que agora Deus está me vendo fazendo a coisa certa, e Ele tá bem feliz comigo.
(todos sai)
Autora: Daniela Leon Vieira

Vamos à Escola Dominical ?
Tia Marina: José: Roberta: Moisés: Patrícia: Davi Gisele:
Tia Marina sentada com uma bíblia
Tia Marina: então criança gostaram desta história?
Roberta: Tia, que história linda !!! que mulher abençoada que foi a rainha Éster né ?
Patrícia: É verdade, quando eu crescer quero ser como ela, que história linda!
Gisele entrando:
Gisele: Oiii ! Eu ouvi história, eu amo histórias, qual história tia q vc está contando... chapeuzinho vermelho, trê s porquinhos, qual tia???
Roberta: Ai menina, não é estas estória de mentiras e feias..
Patrícia: É... histórias da bíblia, histórias de verdade.
Tia Marina: Você conhece as histórias da bíblia Gisele?
Gisele: Ah tia, eu conheço algumas, olha... tem aquele que o homem entrou numa cova dos leões...
Roberta: É tem mesmo...
Gisele: o nome dele é... é ... Moisés !!!
Patrícia: Ai.... essa doeu...
Moisés entra: com licença, ouvi meu nome...
Roberta: Moisés ???
Moisés: Olá crianças... querida,não fui eu que entrei na cova dos leões.
Gisele: Nãoo ? Mas eutinha certeza disso.
Tia Marina: Não minha querida, Móisés, foi o homem que Deus deu os 10 mandamentos, e que abriu o mar vermelho, através do poder q Deus concedeu à ele.
Gisele: É mesmo tia, quase acertei.
Moisés: É crianças, agora vcs sabem quem foi eu, estou indo, fiquem com Deus .
Meninas se despedem
Patrícia: Ai que vergonha Gisele !!! Como vc se confundiu toda.
Roberta: Claro, ela não vai na Escola Dominical, por isso que ela não sabe.
Gisele: E daí, e daí, mas eu quase acertei... tia conta outra história para eu aprender
Tia Marina: Está bem, vou contar a história de Davi, o homem segundo o coração de Deus
Gisele: Espere, espere !! essa eu sei...eu sei essa... deixa q eu conto
Tia Marina: Então nos conte querida
Gisele: Olhem só, escutem... rhã rhã (limpando a garganta).... Davi era um homem (olhando a aprovação da tia).... ele foi engolido por um peixe !!
As meninas caem na risada
Gisele: O que foi ? É verdade, vcs não conheciam esta né ? É verdade foi engolido.
Tia Marina: Não minha querida, quem foi engolido por um peixe foi Jonas.
Entra Davi
Davi: Olá crianças... sabem quem eu sou ??
Patrícia: Nosso vizinho novo ? Oba mais uma amiguinho ...
Davi: Não.. eu sou Davi....de quem a tia Marina iria contar a história... como ela disse, não fui engolido por um peixe. Eu derrubei Golias com uma funda.
Gisele: Com um estilingue ???
Davi: Não, uma funda é um pouco diferente.
Roberta: Mas você é tão jovem
Tia Marina: Sim Roberta, Davi é usado por Deus desde sua juventude.
Davi: Meninas eu preciso ir, foi muito bom conhecê-las... tchau....
Patrícia: Gisele, não tente adivinhar da próxima vez, é melhor vc ouvir primeiro.
Roberta: Ou melhor você ir para a Escola Dominical, então tia, conta mais histórias, conta.
Tia Marina: Deixe me ver...hum... já sei.. esta é uma história muito bonita... é a história de José
Gisele: ah essa é fácil.... eu sei, desta história, ele é meu vizinho, ele foi salvar o gatinho em cima da árvore e caiu e quebrou o braço, é isso ?
Tia Marina: Não Gisele, não é esta história, não é este José. É do jovem José da Bíblia.
Gisele: Me desculpe Tia... ah da bíblia ... eu sei , eu sei, o pai dele iria mata-lo pq deus queria provar a fé dele né ???
José entra:
José: Não, não foi eu que Deus pediu em sacrifício, eu sou José, filho de Jacó, eu fui vendido pelos meus irmãos e deus me fez rei do Egito.
Patrícia: Oi José, desculpe faze-lo vir até aqui, mas esta nossa amiga, troca todas as histórias da bíblia.
José: Eu percebi, mas ela agora aprendeu né Gisele?
Gisele: Aprendi sim José, me desculpe, vc realmente não é o meu vizinho q quebrou o braço.
José: Estou indo meninas, que Deus as abençoe.
Tia Marina: Meninas, acho que chega de histórias por hoje né ? Amanhã temos que acordar cedo, porque amanhã é dia do quê ??
Roberta / Patrícia: Dia de irmos à Escola Dominical.
Gisele: obaa!!! Então eu vou junto, deixa, deixa, eu quero aprender a todas as histórias da Bíblia.
Tia Marina: É verdade Gisele, e você vai aprender que na Escola Dominical nós aprendemos a todas as histórias da Bíblia, e todos os ensinamentos de Jesus para as nossas vidas.
Gisele: Jesus ? é aquele que construiu a arca e colocou vários bichinhos dentro ?
Patrícia/Roberta: Não Gisele
Gisele: não? Eu não acerto uma... tia quem é Jesus ?
Tia Marina: Ah Gisele, Jesus tem uma história muito linda e bem grande
Gisele: Ah então conta, conta, vai conta...
Tia Marina: Está bem...
(meninas interrompendo: dizem Não)
Tia Marina: Por quê ???
Roberta: Por que se ela e vcs quiserem conhecer esta história terão que ir à escola Dominical.
Tia Marina: É verdade, então vamos crianças, amanhã aprenderemos mais histórias na Escola Dominical.
(todas se levantam e sai)
Autora: Daniela Leon Vieira

O Amigo de Deus
Personagens:
Aninha, Carol, Pedrinho, Carlinhos, Mariazinha, Mentira, TV, Vídeo-Game
Música: Amigo de deus – CD DT Crianças

Aninha entra sozinha dialogando com as crianças.

Aninha : Oi criançada, hoje nós vamos aprender o que é ser amigo de Deus. Eu sou amiga de Deus, mas infelizmente existem uns amiguinhos meus que não são, eu vou mostrar pra vocês o que é não ser amigo de Deus.

Carol (falando com as crianças): Ai, ai, ai, criançada, eu quebrei o vaso da mamãe, e ela falou pra eu não mexer, e eu mexi e o vaso fez PLAFT no chão, e aí eu quebrei. O que, que eu faço ??
Aninha: Oi minha amiguinha, eu vou te ajudar.

Entra Mentira

M: Calma, calma que eu cheguei, euvou resolver este problema
Aninha: Ah é ? E como ?
M: Simples, se ela mentir para a mãe dela, resolve o problema.
Aninha: Mentir ? Criançada mentir é de Deus ??
Carol : É sim dona Mentira, você não é de Deus, e quem é amigo de Deus é inimigo do mal. Vamos cantar aquela nossa musiquinha Aninha?
Aninha: Vamos

Elas cantam Amigo de Deus
A Mentira sai de cabisbaixa

Carol: Eu não vou mentir para a minha mamãe.
Aninha: Deus está muito feliz com vc, vai pra casa e conta para a sua mãe, ela vai ficar feliz em saber q tem uma filha que só fala a verdade.

Carol sai
Entra Pedrinho

Pedrinho: Oi Aninha, eu tô tão triste.
Aninha: Por quê ?
Pedrinho: Porque eu queria comprar um tênis que vem um carrinho junto que eu vi na televisão, e o meu pai não quer me dar.
Aninha : Mas o seu tênis tá novo ainda, vc não precisa de outro.
Pedrinho: Eu também queria um brinquedo que eu vi na tv, é um super-avião, e ele também não quer me dar.
Ah, e tem mais, eu também queria assistir o desenho dos Monstros da Noite e ele não deixa

TV entrando

Aninha: Pedrinho quanta coisa, você não pode querer comprar tudo que você vê na televisão, seu papai não pode comprar tudo, ele precisa comprar comida, roupas pra vocês. E além do mais, estes desenhos, fazem só mal, eles fazem vocês terem pesadelos a noite, e aí vocês ficam sem sono. Deus não gosta disso.
TV: Olá criançada eu sou a Televisão, vocês gostam muito de mim né ??
Aninha: É mas você tem ensinado muita coisa ruim para nós crianças.
TV: Pedrinho, cara, você tem que saber pedir para o seu pai,insista bastante, e diga pra ele que aqueles bichos que aparecem na tv não são tão ruins assim não.
Pedrinho: É sim, a Aninha tem razão, eu tenho pesadelo quando eu assisto bichos na tv, e a partir de hoje eu não vou mais assistir. E não vou mais desobedecer o meu papai pedindo as coisas que assisto em você. Eu vou ser amigo de Deus e inimigo do mal. Vai embora. Tchau.

Eles cantam ; “O Amigo de deus é inimigo do mal...”

Aninha: Pedrinho, vai pra casa e conta para o seu pai, que você entende que ele não pode comprar tudo que você quer, e que você vai ser obediente à ele.

Pedrinho sai
Carlinhos entra brincando com uma espada, como se estivesse lutando violentamente.

Aninha: Credo ! Que é isso Carlinhos ?
Carlinhos: Oi Aninha, é que eu estou brincando de lutinha ...eu sou bom nisso... vou ser igual ao meu herói do vídeo-game, ele pega todos, ele é o maior, o mais forte,ele até mata, você sabia ?
Aninha: Por que que você quer ser igual ao seu herói do vídeo-game ?Carlinhos: Porque eu aprendi muito com ele, na escola nenhum coleguinha briga comigo, eu bato em todos eles.

Entra Vídeo-Game

Vídeo-game: Aí companheiro, beleza? Este aí é meu fã, ele não me larga.
Aninha: Ah é, mas saiba que tem jogos que vc mostra coisas horríveis, vc ensina, as crianças a baterem com os seus jogos de lutas, e tem muito bicho feio também.
O Carlinhos, nunca quis bater em ninguém, ele era calmo, um amigo que todos gostavam. Agora ele tá perdendo os amigos da escola, pq aprendeu com vc a ser ruim, e querer a bater nos amigos.
Carlinhos: Eu não sou mais bonzinho? E eu tô perdendo todos os meus amiguinhos ?
Aninha: Não Carlinhos, assim, vc não é. Vc quer bater em todo mundo. Assim, até eu não vou ser mais a sua amiga, e Deus está muito triste com você.
Carlinhos: Que vergonha, eu quero voltar a ser bonzinho, e deixar Deus bem feliz comigo, e ter vários amiguinhos.
Aninha: Então vamos jogar fora os jogos de bichos feios e de lutas ?
Carlinhos: Vamos !! Eu quero ser amigo de Deus e inimigo domal. Tchau seu Vídeo-Game, sai daqui.

VG sai

Aninha: Então vc sabe o que deve fazer, vai pra casa e fale pra mamãe que vc não quer mais os jogos de bichos feios e de lutas.

Carlinhos sai

Aninha falando com as crianças: Ufa ! Viu criançada, para sermos amigos de deus temos que ser inimigo do ??... mal. Não podemos mentir nem para o papai, nem para a mamãe, e nem para ninguém. Não podemos imitar as coisas que vemos na televisão, não podemos assistir aqueles bichos feios que aparece na tv né ? E o vídeo-game, quem gosta aqui ? É, mas tem muito jogo que ensina coisas erradas, lá aparece muitos bichos feios, de chifres,com olhos grandes e deixa a gente com medo a noite né ? E tem aqueles de luta que ensina a gente a ficar mais brava com as pessoas, e aí a gente sai querendo bater em todo mundo achando que é bonito. E isto não é verdade. Então vamos todos ser amigos de Deus, certo ?

Volta Carol

Carol: Aninha, Aninha
Aninha: O que foi ?
Carol: Minha mãe ta muito feliz comigo, ela brigou comigo pq eu desobedeci ela, mas ela ficou feliz pq eu contei a verdade.

Pedrinho entrando:

Pedrinho: Aninha, meu pai ficou muito feliz, ele disse que eu sou um filho que dá muito orgulho.

Carlinhos: Pronto Aninha, joguei tudo fora, e a mamãe gostou, ela disse q assim eu vou ter mais amigos e q não vou mais ter pesadelos.

Aninha: Amiguinhos então vamos comemorar e cantar uma música de Deus ?
Todos: Vamos

Entra Mariazinha cantando

Mariazinha: Baba baby, babay, éguinha pocotó, pocotó....

Todos correm pra calar a boca dela.

Aninha: Mariazinha, que coisa feia que vc está cantando, uma música q não é de Deus.
Mariazinha: Mas era só um pouquinho, e todo mundo canta...
Aninha: Mas não pode. Vc sabia que Deus criou nós para cantarmos apenas músicas Dele e somente pra Ele ?
Mariazinha: Meu Deus !, Me perdoe. (com olhos fechados) . Então me ensina a cantar uma música de Deus ?
Aninha: Vamos ensiná-la turma?
Todos: vamos !
Autora: Daniela Miguel Leon Vieira

Peças Pantomimas

Pantomimas

O Arquivo
Não Toque
O Palhaço
Proclamai
O Aniversariante
Transformados pela Glória
O Arquivo
(As frases Inclinadas são as reações que o personagem Homem fará. As frases com letra MAIÚSCULA é a reação do personagem Jesus. Escolha um narrador que saiba ler com expressão para que dê vida ao texto)
Naquele lugar entre a consciência e o sonho, eu entrei em um quarto. Entra estranhando o lugar. Nele não havia nada de incomum, exceto por uma parede coberta por um arquivo de fichas. Vai e olha o arquivo. Era como um daqueles de biblioteca, com várias gavetas que listam títulos por autor ou assunto em ordem alfabética. Porém estas gavetas, que se estendiam do chão ao teto e aparentavam não ter fim para nenhum dos lados, tinham cabeçalhos um tanto diferentes. Se aproxima como se estivesse lendo os títulos. Ao me aproximar da parede, o primeiro a chamar minha atenção era um que dizia "Pessoas de quem gostei". Usa o dedo como se estivesse lendo. Eu abri a gaveta e comecei a folhear os cartões. Encena como se tivesse aberto e folhando Fechei-a rapidamente leva um susto e fecha, chocado em perceber que reconhecia cada um dos nomes escritos ali. Fica com uma cara de assustado. Então, sem quem ninguém me dissesse nada, soube exatamente onde estava. Andando pensativo, faz sinal com a cabeça como se estivesse entendendo. O quarto sem vida com suas pequenas gavetas era um perturbador arquivo da minha vida. Nele tinham sido escritos meus atos em cada momento, volta a ler os títulos grandes ou pequenos, em detalhes inalcançáveis à minha memória.Os títulos iam do banal ao bizarro. "Livros que eu li", "Mentiras que eu contei", "Consolos que eu dei", "Piadas que me fizeram rir". Alguns eram quase hilários em sua exatidão: "Coisas que eu berrei para meus irmãos". Ri. Outros não tinham tanta graça: "Coisas que eu fiz nos momentos de ira", "Murmurações que tive em secreto sobre meus pais". Se entristece .Eu não parava de me surpreender com o que encontrava. Quase sempre haviam muito mais fichas do que eu esperava. Algumas vezes menos do que gostaria. Fiquei impressionado pelo enorme volume de minha existência. Seria possível eu ter tido tempo em meus 27 anos para escrever cada um dos milhares ou talvez milhões de fichas? Mas cada cartão confirmava esta verdade.Todos estavam escritos com minha letra. E todos tinham sido assinados por mim.Quando puxei a gaveta "Músicas que eu escutei", puxar como a gaveta fosse enorme concluí que as gavetas tinham o tamanho exato dos seus conteúdos. As fichas estavam colocadas bem justas, mas mesmo depois de dois ou três metros ainda não tinha conseguido encontrar o final. Fechei de volta, envergonhado, se envergonha entristecido nem tanto pela qualidade da música, mas mais pela vasta quantidade de tempo que eu sabia que aquilo representava. Volta olhando para as gavetas. Quando vi a etiqueta que dizia "Pensamentos luxuriosos", senti um arrepio passa a mão nas costas temeroso atravessar o meu corpo. Abri a gaveta uns poucos centímetros, abre devagar como se estivesse espiando sem coragem de descobrir seu tamanho, e puxei uma ficha. Puxa a ficha e lê. Estremeci ao ler sua descrição detalhada. Me causou náusea pensar que momentos assim pudessem ter sido registrados. Uma cólera quase selvagem se apoderou de mim. Só um pensamento dominava minha mente: Faz cara de pânico. "Ninguém jamais pode ver estas fichas! Ninguém deve encontrar este quarto! Eu tenho que destruí-los! "Num impulso insano arranquei a gaveta. Puxa com raiva Seu tamanho já não importava. Eu tinha que esvaziá-la e queimar os cartões. Tenta puxar outra chacoalha. Porém, mesmo segurando suas extremidades e balançando com toda a minha força, nenhum saiu de seu lugar. Em desespero tirei um cartão, tira um cartão e como se estivesse olhando para ele apenas para descobrir que ele era forte como aço quando tentei rasgá-lo. E tenta rasgá-lo. Sentindo-me derrotado retornei a gaveta ao seu lugar. Entristecido volta as gavetas nos lugares. Encostei a testa na parede encosta a cabeça na parede e deixei escapar um longo, profundo, suspiro. Então eu vi. Como se o título tivesse chamado a sua atenção, e aponta como se estivese lendo. O título era "Pessoas com quem compartilhei o Evangelho". O puxador brilhava admire o puxador mais do que os outros ao seu redor, era mais novo, quase sem uso. Puxei-o com delicadeza e uma pequena gaveta com uns quatro dedos de comprimento saiu nas minhas mãos. com a palma esticada, como se a gaveta estivesse nas palmas das suas mãos. Dentro havia tão poucos cartões que nem precisei contar. Devolva a gaveta. Aí as lágrimas vieram. Abaixa a cabeça Caí em prantos. Cai de joelhos. Soluçava tão forte que sentia uma dor que começava no estômago aperta o estômago e se expandia pelo corpo todo. Eu gemia de vergonha, da sufocante vergonha de tudo aquilo. Olha com desespero para aquele arquivo. As fileiras de gavetas confundiam-se em meus olhos lacrimejantes. Ninguém poderia jamais saber deste quarto. Eu precisava trancá-lo e esconder a chave. Levanta e começa a enxurgar as lágrimas Então, enquanto enxugava as lágrimas, eu O vi. E começa a desesperar pela vergonha. Não... Não Ele. Não aqui. Qualquer um, menos Jesus. Eu O olhava, indefeso, COMEÇA A ABRIR O ARQUIVO E PEGA AS FICHA E LÊ . Ele abria os arquivos e lia os cartões. Eu não podia suportar ver sua reação. Em desespero acena q Não. Nos momentos em que consegui fitar Sua face vi um pesar mais profundo que o meu. Ele parecia ir intuitivamente para as gavetas mais podres. Porque Ele tinha que ler cada uma das fichas? Finalmente SE VIRA Ele se virou e me encarou do outro lado do quarto. Ele me olhava com pena em Seus olhos. Mas era uma pena que não me zangava. Abaixei abaixa a cabeça minha cabeça, cobri minha face com as mãos cobre o rosto e tornei a chorar. VAI ATÉ ELE . Ele se aproximou de mim e E O ABRAÇA me abraçou. Ele poderia ter dito tantas coisas, porém, nenhuma palavra saiu de sua boca. Ele apenas chorou comigo. JESUS SE LEVANTA E VAI ATÉ O ARQUIVO. Depois se levantou e se dirigiu à parede de arquivos. Começando de uma extremidade Ele puxou uma gaveta, PUXA A GAVETA E ENCENA QUE ESTÁ PEGANDO CADA CARTÃO E CAMOÇA A ASSINAR e um a um, assinava Seu nome sobre o meu nos cartões. Corre até ele em um impulso de desespero Eu gritei, correndo até Ele. Tudo o que eu conseguia balbuciar era "Não, não!" encena Não enquanto eu tirava a ficha de suas mãos. Tira a ficha da não dEle. Seu nome não poderia estar nos cartões. Mas lá estava, escrito com um vermelho tão intenso, olha com emoção para a ficha tão escuro, tão vivo. O nome de Jesus cobria o meu. Seu Nome estava escrito com Seu sangue. PEGA A FICHA COM DELICADEZA DAS MÃOS DE JESUS Ele delicadamente tomou de volta o cartão. Ele sorriu, com tristeza, e continuou assinando. Acho que jamais entenderei como Ele pôde fazê-lo tão rápido, pois no momento seguinte eu o vi fechando a última gaveta e voltando em minha direção. Colocou Sua mão no meu ombro e disse: "Está consumado". Logo Ele me levou para fora do quarto. JESUS O ABRAÇ E JUNTOS SAI DE CENA. Não havia trancas na porta. Ainda existem cartões a serem escritos... depende de cada um de nós o que será escrito lá, oremos em nome deste tão maravilhoso Jesus, para que não mais precisemos nos envergonhar de seu conteúdo.
Autor: Desconhecido - Criação das Cenas: Daniela Leon Vieira

Não Toque

Não Toque Uma cadeira está no meio da praça com um cartaz pendurado nela dizendo: "NÃO TOQUE".O Mímico curioso que por acaso passava pelo local percebe a cadeira e se aproxima. Rodando em torno da cadeira ele tenta entender o que há de errado com ela. Sem chegar a conclusão alguma, o curioso passa a frente da cadeira e olha para a esquerda e para a direita, observando se ninguém aparece.Vendo que "a barra estava limpa", o curioso pega o cartaz (disfarçando e cheio de confiança) e o joga no chão, desprezando-o. Enquanto olhava para o cartaz no chão, o curioso sem perceber apoia-se na cadeira.Após achar graça do cartaz caído no chão, o mímico percebe ao tentar ir embora, que sua mão ficoucolada na cadeira (a mão e a cadeira permanecem imóveis embora o curioso esforce-se em descola-la). Neste instante, outro mímico, o amigo, passa pela frente da cadeira com o curioso colado. Imediatamente o curioso disfarça, acenando para o amigo que então continua seu passeio. Após o amigo se afastar o curioso começa a ficar impaciente. Ele coloca a outra mão no acento da cadeira para tentar descolar a primeira. Então percebe que sua segunda mão fica colada também. Faz força, levanta a cadeira, sacode, e imediatamente disfarça quando percebe que o amigo se aproxima novamente. O curioso sorri sem graça e finge estar fazendo exercícios. O amigo acha estranho, mas depois olha para a platéia e elogia o curioso. Faz sinal de aprovação e continua seu passeio. Tão logo o amigo se distancia, o curioso recomeça a tentar se descolar. Ele está realmente nervoso agora. Joga a cadeira para um lado, joga para o outro, coloca o pé no acento para se apoiar mas o pé escorrega e ele acaba sentando na cadeira, totalmente colado agora.Enquanto o curioso se sacode, o amigo se aproxima, estranhando a situação. Desta vez o curioso não perceba a aproximação do amigo, e não disfarça. O amigo começa a perceber o que está acontecendo. Encontra o cartaz caído no chão e entende a situação.Mostra o cartaz "NÃO TOQUE" para a platéia fazendo cara de quem diz: "agora estou entendendo...".O amigo então se propõe a ajudar o curioso. Ele explica que vai orar a Deus para que Ele o descole da cadeira. O curioso que continua com uma cara de revoltado com a situação, não faz muita fé na eficiência da oração do amigo que mesmo assim não desiste. Dobra os joelhos e ora com um rosto que demonstra sinceridade, simplicidade e fé.Enquanto isso o curioso que estava olhando a oração com cara de revoltado, descola-se completamente.Surpreso, o curioso se levanta com o rosto alegre e festeja com seu amigo. O amigo então pega o cartaz e entrega para o curioso que aceita de boa vontade o mesmo. O curioso coloca então o cartaz de volta na cadeira.O amigo concorda com o curioso, o amigo pega o cartaz "NÃO TOQUE" que esta colocado na cadeira, e vira o cartaz que agora diz: "PECADO".
Autor: Desconhecido

O Palhaço

O Palhaço Curioso, Bebida, Cigana, Baseado, RicoMeninas (2 ou 1), Anjo, Espelho Entra CURIOSO olhando tudoentra BEBIDA alegre feliz com uma garrafa. Mostra que está muito feliz.CURIOSO, olha curioso, e procura saber o que tem ali. BEBIDA mostra que é muito bom, e as sensações são ótimas.CURIOSO, fica empolgado, BEBIDA desfila com a garrafa perto dele deixando ele mais curioso ainda. E oferece. CURIOSO diz que é só um pouquinho que ele quer e que isto não fará mal pra ele. Mas antes BEBIDA aponta que ele terá que dar o seu coração, ele fica meio na dúvida, mas aceita. BEBIDA tira a máscara.BEBIDA faz sinal de ‘espera' pega o pó branco, deixa CURIOSO de costas para a platéia e com ar de quem está se divertindo ele passa esse pó branco por todo o seu rosto e passa por todo o rosto.CURIOSO não se importa, fica com cara de alegre. BEBIDA depois que termina dá a garrafa para ele.CURIOSO fica meio tonto, mas com cara de alegre.BEBIDA sai de cenaEntra CIGANA entra com cartas. E mostra a ele que ele pode saber o futuro dele, e ser muito feliz. CURIOSO aceita. CIGANA pede seu coração. CURIOSO não pensa duas vezes e diz que sim, e dá à ela. CIGANA tira a máscara. Coloca CURIOSO de costas para a platéia, faz arcos em cima dos olhos e em volta da boca. E então, ela pega a mão dele e começa a "lê" (é encenado a alegria de CURIOSO com as revelações que a CIGANA faz à ele).CIGANA sai . CURIOSO demonstra empolgação pelo que a CIGANA falou.BASEADO entra com ‘cigarrinho' demonstrando uma ‘leveza', alegria, e oferece a ele.CURIOSO diz a ele que precisa disso, pq não está feliz. BASEADO diz que o cigarrinho deixará ele feliz, BASEADO oferece à ele.CURIOSO aceita. BASEADO aponta que pegará seu coração. CURIOSO nem se importa. BASEADO tira a máscara . Coloca CURIOSO de costas para a platéia e pinta a sua boca de vermelho. CURIOSO, pega o cigarrinho dá umas tragadas, e fica tonto. Começa a sentir muito confuso.BASEADO sai de cenaRICO entra com 2 meninas, ele é rico, demonstra superioridade. CURIOSO olha admirando a posição dele, tenta imitá-lo. RICO de aproxima e diz que ele também pode ter riquezas, mulheres. CURIOSO se empolga. As meninas mexem com ele. Ele fica com cara de bobo. CURIOSO diz que faz qualquer coisa e entrega seu coração, antes mesmo que RICO tenha pedido. RICO tira o capuz da cabeça, e dá sinal para as meninas para que elas terminem o "serviço". As meninas demonstrando muita alegria colocam ele de costas para a platéia, e colocam a peruca e o nariz de palhaço nele.Enquanto elas fazem isto, RICO demonstra para a platéia que mais um é dele, que CURIOSO agora é dele.CURIOSO então pergunta "onde está minha riqueza,minhas mulheres, cadê", RICO e as meninas tiram sarro da cara dele, e humilham ele, mostrando o quanto ele é tolo em acreditar.Sai de cena RICO e as meninas.CURIOSO fica sozinho, demonstrando tristeza, olha, para a garrafa, para a sua mão, para o cigarrinho, e vê que tudo isso não valeu a pena.Entra ESPELHO e um ANJO.ESPELHO começa a andar vagarosamente em sua volta, CURIOSO, olha assustado, e com vergonha da sua imagem, começa a chorar e mostra um certo desespero.ESPELHO para na boca da cena, CURIOSO está no chão em frente ao ESPELHO, olha para o céu e pede ajuda, então ANJO se aproxima, dá a sua mão e o levantando ANJO começa a limpá-lo, coloca um nova veste nele, e após o término da limpeza, ANJO mostra a sua imagem no ESPELHO, CURIOSO olha feliz e não acredita no que vê, mostra que a gora ele é feliz, que está leve e sai de cena feliz.ESPELHO se aproxima da platéia.ANJO fala para a platéia:- ual seria a sua imagem neste Espelho ?? Observações:Os personagens devem estar trajados, e quando necessários, maquiados conforme seu personagem representado.O Espelho é uma pessoa com roupa branca, segurando um espelho grande, se for daqueles que são na vertical que cobre quase todo o corpo, é melhor para a apresentação.O lenço a ser usado para retirar a maquiagem do Curioso, deve ser lenço-umedecido, é necessário ensaiar a peça com a maquiagem no Curioso, para que no dia da apresentação, a maquiagem não venha ficar borrada quando o Anjo tirar.Música é importante para dar clima nas situações em que Curioso se olha pela primeira vez no Espelho, e também quando ele está sendo transformado.
Autora: Daniela Leon Vieira

Proclamai

Proclamai Personagens : 14 Narrador LADO NEGRO 6 - 4 pessoas = 2 estarão já presosGrupo demo brincando como marionetes nas pessoas.LADO LUZ - 5Grupo jovens com faixas nas bocas e bíblia nas mãos: Jovem egoísmo - "lendo" a bíblia de uma forma só pra si Jovem preguiça- olhando para cima, bem desligadoJovem sonolência - dormindo Jovem cego - com uma venda nos olhosJovem vergonha- com a bíblia sempre a escondendo de vergonha Jovem Anjo Jovem perdida - 1,2 Entra demo com as pessoas e ficam em um canto, rindo.Entra jovens e vão para outro canto calados.Entra uma jovem, olha para os dois lados e fica na dúvida para q lado vai, o lado negro a chama animados, ela os olha na dúvida e olha para os da luz, eles estão parados olhando para o alto, outros conversando, e percebendo pela falta de interesse nela, ela se decide pelo lado negro. Vem um demo e amarra uma mão dela. Eles colocam um nariz de palhaço nela.Entra outro, como se estivesse com dor, vai até a LUZ, eles encenam preocupações entre eles. Um DEMO coxixa no ouvido de um e manda-o até lá.Negro chega de mansinho com um sorriso e a convida para estar junto. Ela aceita e colocam um nariz de palhaço nela.Lado Negro encena diversão, mas suas pressas encenam dor e sofrimento para as presas.Chega um LUZ sem venda e sem faixa na boca.Vai até o seu grupo e mostra a eles o lado negro. Luz encena acordando o jovem sonolência, separa a briga, e obriga ao preguiça q está olhando pra cima olhar para o lado negro forçosamente.Todos entristecem olhando para o lado negro, se envergonham.Luz pega a Bíblia e mostra q não basta ficar com elas, deve mostrá-lA.Então ele anda até o lado negro, corta os fios, os outros luzes retiram os faixas da boca e seus cartazes e vão com ele, abrindo suas bíblias e falando para eles de Jesus. Demo se angustiam e sai engatinhando com medo. Depois de todos libertos, o q tem bíblia prega para um, outro encena uma oração impondo as mãos. Outro com violão e eles cantam alegremente. Outro apenas encenam louvando a Deus. NARRADORSe você tem o Dom de Pregar :Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Se você tem o Dom de Louvar : Pelo que, ó Senhor, te louvarei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome.Se você tem o Dom de Tocar : anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade, sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. Autora: Daniela Leon Vieira

O aniversariante

O Aniversariante Aniversariante entra mostrando a sua alegria porque é a sua festa de aniversário, e no palco há doces, bexigas, etc tudo imaginário ou podendo ser real.Convidado 1 chega, entrega o presente, ela se decepciona, porque pensa que iria ganhar uma beijo e uma abraço de Feliz Aniversário.Convidados restantes fazem a mesma coisa. Podendo chegar dois em dois, ou sozinhos, depende do nº de atores disponíveis.Ele se cumprimentam alegremente, olham e comentam a decoração a mesa de bolo e doces. (a mesa é a única coisa que deve ter realmente em cena, caso escolha para o imaginário)Quem diferencia estas cenas que parecem repetitivas é o Aniversariante. Uma hora ele se entristece, mas a cada pessoa ele tem esperança que irá ganhar os Parabéns.Depois que todos os aniversariantes chegarem.Um convidado dá uma idéia de Brincar, todos se alegram. Mas eles não deixam Aniversariante participar, ele tenta entrar na brincadeira, mas não consegue.Eles mudam para uma outra brincadeira, então ele se anima de volta, mas é tudo em vão, eles o ignoram por completo.Ele pensa, pensa, vai de um lado para o outro e lembra dos presentes, convida-os para abrir os presentes com ele, eles gostam da idéia, mas são eles que avançam nos presentes, e abre todos e brincam com eles, e não o deixam brincar, mostra a ele, que infelizmente não sobrou nenhum para ele.Aniversariante olha para a mesa de bolo, e como uma idéia para eles prestarem a atenção nele, ele os convida para cantar parabéns. Convidados gostaram da idéia e correm para a mesa, mas ele fica pra trás e não tem mais espaço para ele. Cantam parabéns, elea tenta assoprar a vela alegremente, mas alguém assopra antes.Eles cortam o bolo, cada um come o seu, todos alegrem conversam. E como agora acabou, eles vão embora, demonstrando que estava tudo muito legal e bom. O último a sair até lembra que Aniversariante está ali, e dá um tchauzinho.Aniversariante sozinho em cena, se entristece por ver que todos ignoraram a presença dele.Ele fala : Eles me ignoraram no meu próprio aniversário...(olhando para o público, agora sério, mostrando o letreiro escondido na camiseta: JESUS)... e você ? também, tem se esquecido do meu anivesário?
Autora: Daniela Leon Vieira


Transformados pela Glória

Esta pantomima nasceu a partir da idéia de criarmos um aviso aos nossos jovens de uma maneira diferente, o aviso era sobre o nosso Acampamento, e o tema do acampamento era Transformados pela Glória.
Na boca de cena haverá um cartaz com os dizeres VOCÊ QUER SER TRANSFORMADO PELA GLÓRIA DE DEUS ?? Na frente do cartaz, ou logo abaixo, uma cadeira com uma bíblia fechada.
Chega personagem 1, lê o cartaz, e acena que "SIM, SIM, EU QUERO" e senta, põe a bíblia no colo, olha em volta, olha o relógio, dando a entender que espera sentada por algo, desiste e vai embora.
Personagem 2 - Ele lê também, diz que sim, pega a bíblia, mas começa a dar sono e usa a bíblia como travesseiro, acorda assustado e sai.
Personagem 3 - Já chega apressado, sobe na cadeira, usa a bíblia para avistar algo de longe, desce e vai embora.
Personagem 4 - Lê o cartaz, senta, abre a bíblia, começa a brincar com o chiclete como se estivesse bem distraída, vê que não interessa e sai.
Personagem 5 - Lê o cartaz, senta lê a bíblia, se ajoelha em oração.
Jesus entra pega na mão dele, mas ele não abre o olho, apenas sorri, Jesus coloca uma veste nova por cima, Jesus sai de cena e ele volta a oração, logo se levanta e sai sorrindo... vai ao microfone e diz : Para sermos transformados pela Glória de deus temos que ter Atitude.
Daniela Leon Vieira

Peças Datas Festivas

Homenagem aos Adolecentes

Vida de Adolecentes

Em 2004, tive a oportunidade-feliz de ser líder do grupo de Adolescentes em minha igreja . Ao contrários do que muitos pensam, foi a melhor equipe que já trabalhei. São pessoas com muita vontade de aprender, é uma arma poderosa em nossas mãos se soubermos usar esta vontade. Com um único ano de experiência com esta "tchurma" vi, aprendi e participei de muitas coisas engraçadas e boa desta idade, e foi esta experiência que foi a inspiração para que eu escrevesse esta peça. No intuito de homenageá-los , eu escrevi esta peça, mas infelizmente não foi possível apresentá-la, mas fica aqui a homenagem a quem dedico esta peça:

Elaine, Gabrielle, Catia, Caio, Maykon, Caio, César, Jeferson, Jéssica, Mayani, Gonilla, Amanda, Rafaele, Larissa, Raíssa, Guilherme, Vítor, Haimê.

(Mãe está sozinha no palco)
Mãe: Cuidar de adolescente não é fácil, é tão difícil tentar saber o que eles querem. E tem gente que reclama de 1, queria ver se estivessem no meu lugar, ah, eu queria ver...
(Kátia entra em cena)
Katia: Manhêêê
Mãe: Olha lá, lá vem.. O que foi filha ?
Katia: E então? Já pensou ?? Posso ir?
Mãe: Bom dia minha filha… ir aonde?
Katia: Ai mãe, vc esqueceu? A Paulinha quer q eu vá com ela no shopping, mas não se preocupe, a mãe dela vai junto. Vai mãe, deixa, confia em mim. (entra em cena Milene)
Milene: Se ela pode, eu tb posso?
Mãe: Pode o quê ??
Milene: Cátia vc pegou a minha jaquetinha rosa dinovo né ?
Katia: Claro q não guria, capaz, eu não preciso dela.
Milene: Mãe, tá pra passar?
Mãe: Está filha, não culpe a sua irmã. Cadê o César ? César: To na área, dae irmãzinhas, já tão brigando ?? Katia: Fica quieto, seu infantil.
Milene: Daí mãe, posso ir? Mãe: No shopping?
Milene: Que shopping mãe ! Hoje começa a aula de teclado, lembra? Eles estão dando desconto para estudante lembra?
Mãe: Ah sim, sim lembro. Fale com o seu pai.
Milene: Mas mãe, ele pediu para eu falar com vc.
Mãe: Mas vc não queria um violão ?
Milene: Queria, mas acho q não é pra mim, eu pensei bem, e quero teclado.
César: Mãe, o pai já acordou? Será que vamos comprar o meu tênis hoje, nossa mãe, vc precisa ver, é muito massa.
Mãe: Mas pra que outro meu filho, sua vó deu um novinho pra vc na semana passada.
Katia: ahahah vai ter que usar o kichute...ahaha.
César: Nem, sai fora, aquele lá eu vou doar.
Mãe: Cátia, pare com isso, o tênis é bonito...
Milene: Mãe tô indo certo?
Mãe: Ta, vai, depois eu converso com o seu pai. (Milene sai de cena)
Katia: Mãe, me diz, posso ir ? Vai mãe, deixa, vai.
Mãe: Ta bom, que horas vcs voltam.
Katia: Ai mãe, vc é a melhor mãe do mundo!! Volto bem cedo. Vou ligar para Paulinha.
César: Eca, essas meninas tudo é ai, ui,
Mãe: Pare de ser implicante, e vai arrumar o seu quarto.
César: E o meu tênis?
Mãe: Isso é com o seu pai. César: Beleza, vou acordar o véio.
Mãe: César Henrique!
César: Foi mau mãe, escapou.. vou acordar o pai. (César sai, Elaine entra)
Elaine: Oi mãe, bom dia... todo mundo pulou cedo hoje.
Katia: Não vou mais. Eu nunca mais falo com a Paulinha, que tipo mãe, que tipo dela.
Elaine: Ô guria, calma tá cedo pra vc já ficar brava.
Katia: To falando com a mãe, queria ver se vc tivesse no meu lugar, queria ver.
Mãe: O que houve, brigaram?Kátia: A Paulinha… só pq eu pedi pra ela deixar pra comprar a saia na outra semana q o pai recebe, ela ficou brava, disse q eu só penso em mim, e q só ela faz as minhas vontades. Não posso com uma coisa dessa...fala sério. Mas deixa, ela vai ver, vou ligar para a Gabi, pra ver o q ela vai fazer.
Elaine: Nem ligue mãe, esta é a stressadinha. Mãe, queria ir no salão dar um trato no cabelo, vc tem um dinheirinho pra me dar. Ah mãezinha diz q tem.
Mãe: Elaine, dinovo ? Mas vc já cortou esta semana.
Elaine: Eu sei, mas agora eu decidi q quero um pouco mais curto. Ah mãe, diz q sim.
Mãe: Ai vcs quem agüenta?
Elaine: Já sei, vou falar com o pai. (Elaine sai) (Milene volta)
Milene: Katia dá licença q eu preciso usar o telefone.Mãe, olha o tipo dela, faz horas q ela tá no telefone.
Mãe: Katia desocupe este telefone, vc ta gastando muito.
Katia: Só um pouquinho. Qdo é vc (falando para Milene) eu deixo vc falar.
Mãe: Cadê o Guilherme ??Guilhermeeee ... acordaaa, já tá na hora. (César entra em cena)
Cesar: Manhê falei com o pai, fizemo um acordo massa.
Mãe: Vai, vai acordar o seu irmão.
Cesar: Ôh Guilherme, chega de embernar...
Milene: Ô César, vc q é mais velho, fala pra Kátia sair do telefone.
Cesar: Eu não! Acha q eu vou me meter em briga de muié, se vire (César sai de cena)
Milene: Ninguém me entende nesta casa, tudo é pra Kátia, tudo pra ela. (Milene sai de cena)
Kátia: Aiii pronto, consegui falar com a Gabi, ai mãe, ela é uma fofa, ela me entende, nós combinamos que vamos passar na casa da Lô, da Jé, da Gu e da Mai, e vamos ficar aqui em casa.
Mãe: Lô. Jé Gu e Mai .. o que é isso….?
Kátia: Ai mãezinha se pluga, é a Lorena, Jéssica, Gunilla e a Maiany…
Mãe: ah ta sim, filha, elas virão aqui a tarde então ?
Katia: Quase, eu convidei para almoçar.
Mãe: Kátia, estas coisas vc tem q me avisar antes, eu tb tenho meus planejamentos…
Kátia: Ah mãezinha, é só fazer um macarrãozinho bem rapidinhos, vai mãe diz q sim…
Mãe: Está bem, vou no mercado, vc vai ter q me ajudar certo?
Kátia: Certo, Vou mandar um torpedinho pra elas pra confirmar. (Milene entra em cena)
Milene: Até que enfim guria saiu do telefone
Kátia: Sabe quem vem almoçar aqui ?
Milene: Quem, quem ? Kátia: a Lô, a Jé, A Gu e a Mai.
Milene: Ah legal… então eu não vou mais na aula do teclado.
Mãe: Mas vc disse q pensou, e que decidiu fazer aula de teclado.
Milene: Ah é, mas vou pensar mais um pouco ainda…. (falando para a Katia) Vamos nos arrumar… (as duas sai de cena)
Mãe: Ai, estas meninas… (César e Elaine entram em cena)
César: Mãe, na real, fala sério, as amigas da Kátia virão almoçar aqui ?
Mãe: Sim
César: Ai não, isso é muito pra mim, elas só falam de prancha de cabelo, mecha de cabelo, Diante do Trono, ai não, eu vou almoçar no meu quarto. Ou melhor, vou pedir pro pai me levar pra comprar o tênis na hora do almoço.
Elaine: Ah não César, o pai falou q me deixa no salão, quando for levar você para comprar o tênis. E isto tem q ser depois do almoço, pq eu tb quero almoçar com as meninas.
César: Que tipo guria, vamos ver então com o pai.
Mãe: Não briguem, preciso ir ao mercado, se comportem…
Kátia: Mãe, as meninas não vão mais almoçar aqui.
Mãe: Não?
Kátia: É, vamos lá na casa da Gabi.
Mãe: Mas como q vcs decidiram isto tão rápido ?
Kátia: Pelo celular, eu tenho 500 torpedos grátis.
Mãe: Ah claro, como eu podia me esquecer.
Elaine: Ai q legal, então eu também vou.
César: Que maravilha, vou ficar sussegado.
Milene: César, a Gabi pediu para eu te avisar que o Caio, Maycon, Vítor e o Jé também vão.
Mãe: Mas peraí, afinal é : A Jé ou O Jé ?
Elaine: Mãezinha, A Jé é a Jéssica, e O Jé é o Jeferson.
Mãe: ah, claro tá certo, como é q eu não me pluguei nisso antes.
César: Ah beleza então, vamo lá, demorô
Mãe: Mas e o tênis, o salão, e a sua aula de teclado, a Paulinha ?
Kátia: Ai mãe, não se estressa com isso
Elaine: É sim mãe, não se preocupe
César: Relaxa mãezona, assim vc envelhece mais cedo.
Milene: É sim mãe, vc ta muito nova pra ficar se preocupando com estas coisas.
Todos sai falando:Beleza, vamos nessa….Hoje vai ser 10Ta um sol massa Etc etc
Mãe: suspira Adolescentes… mas eu amo vcs do mesmo jeito.
Daniela Leon Vieira

Peças Datas Festivas

Páscoa, Evangelismo

O sangue

PERSONAGENS: 9,10,11
Médico encontra Roberto, os dois se cumprimentam...
Médico: E a sua esposa? Como está?
Roberto: Está bem, até este findi semana nasce, né dr ?
Médico: Nasce sim, se acalme home, Que benção irmão !
Roberto: É verdade ! Deus realizou mais este sonho.
(entra Enfermidade)
Enfermidade: Senhor, senhor, me ajude por favor, preciso de remédio.. me sinto só... não tenho ninguém... esta vida não faz sentido.... me ajude por favor....
Roberto: Senhora, infelizmente não podemos ajudá-la, há milhões de pessoas como você neste mundo e todos nós sabemos que isto não tem cura...
(enfermidade sai gemendo e senta no canto)
Médico: Quantos anos foram de sonho hein meu irmão?
Roberto: Puxa nem me fale, foram 4 anos fazendo exames, 4 anos de correria... e a Vanessa perdeu 3, e isso complicou bastante, ela não conseguia chegar nem ao 3º mês... foi uma luta.
(entra mendigo)
Mendigo: Trocadinho, por favor... moço, trocadinho...
Médico: Não temos nada para te dar não. (mendigo sai desconsolado e senta no canto)
Roberto: Este mundo tá perdido mesmo, eles estão por toda parte.
Médico: É verdade... Mas voltando ao seu filho, que vitória hein !
Roberto: Olha, confesso que teve momentos que eu desisti, minhas forças tinham se esgotado. Mas qdo eu olhava os olhos da minha esposa nas vitrines de loja de bebês... meu coração se fortalecia dinovo, minha esperança renascia...
Médico: Mas olha aí, valeu a pena confiar em Deus né?
(entra Vício)
Vício: Ô gente boa, preciso tomar uma ali no bar, tem jeito de me arranjar 1 real? eu preciso, vc me entende?
Roberto: Não , não, nós não temos nada, vai se tratar...
(vício senta no canto)
Médico: Se tratar ? Todos nós sabemos que isso não tem cura, a cada dia tem uma doença nova, um problema sem solução, onde vamos parar ? Pessoas tristes, acabadas, machucadas....
Roberto: É estamos perdidos !
Médico: Então amigo, fico muito feliz por vcs, e eu sinto um orgulho de poder estar ao seu lado na hora...
Roberto: Que bom, será ótimo Ter os amigos perto, num momento de tanta alegria... Eu me sinto o pai mais feliz desse mundo.
Médico: Eu tenho certeza q sim...
(eles se despedem – Roberto/Médico entram em portas separadas) apagam as 2 luzes
NARRADOR: Então dali alguns dias nasceu André, o filho tão esperado de Roberto.(acende só a luz igreja)Roberto saindo da sala com euforia: Nasceu ! Nasceu ! Meu amigo, nasceu !
Médico: ...Calma Roberto, olha seu coração!Roberto: Ele é lindo, vcs precisam ver, ele tem os olhos verdes.
(Abraça com exagero o amigo)
Roberto (se acalmando): Eu vou chorar, sonhei tanto com isso, eu não acredito q eu peguei ele no colo, ele existe é de verdade, a mãozinha dele, é muito pequenininha, ele é tão, tão frágil, mas ao mesmo tempo tão lindo!
Médico: Parabéns meu amigo
Roberto: Já estou até imaginando, eu acordando de madrugada com o seu chorinho... e q lindo será ele tomando banho.... dormindo em meu peito e aquele silêncio gostoso, e qdo ele crescer um pouco, seus primeiros passos com a fralda e eu estarei lá segurando em sua mão para ele não cair, e qdo eu chegar do trabalho ele virá correndo pra mim,...e qdo ele falar Papai !! Já imaginou ??
Médico: Já sim, eu sei o q é isso
Roberto: E eu vou levá-lo para a escola, cuidarei tanto do meu pequeno André... nossa! Como é grande o amor de um pai com um filho...
Médico: Felicidades pra vcs !
(eles se abraçam e saem pelo centro)
(Rica já entrando e observando a cena fala)
Rica: Unf! Que gentinha ! Pra quê tanta alegria?? Eu sim não preciso disso, tenho dinheiro....(fica pensativa e suspira)... Mas parece que isso não me preenche completamente, acho q preciso trocar de carro, um sapato novo talvez...é, vou às compras...
(ela vai e senta junto com o pessoal no palco) (luzes igreja se apagam)
NARRADOR: Alguns anos se passaram.
(Luzes altar se acendem) (se levantam um a um)
Enfermidade: Não há solução ? Tenho dores, muitas dores, um dia é o braço, outro dia minha coluna, outro dia a cabeça e no outro dia... o coração....Não temos cura ? Viverei para sempre com estas enfermidades?
Mendigo: Sou pobre, sujo, me sinto imundo, ninguém me quer, as pessoas se afastam qdo eu tento me aproximar, meu cheiro é horrível, sou um fracassado...
Vício: E eu ? Sou uma presa dos vícios, não há mais saída pra mim, se eu não matá-los, eles me matam, é preciso cada dia, cada minuto pensar em algo para matá-los, ... mas isso me mata por dentro aos poucos a cada dia...
Rica: Dinheiro! Dinheiro! Minha ansiedade, minha vaidade só aumenta dia após dia, é uma ansiedade consumidora, como me sinto vazia... (apagam luzes altar) (acende luzes igreja)Entra jornalista:
Jornalista: Boa Noite! Voltamos direto do Núcleo Mundial de Pesquisa da Medicina, para dar as últimas notícias sobre as terríveis doenças que abalou e infectou o mundo inteiro. Já não há mais números exatos sobre as mortes , se sabe que ultrapassa de 2 milhões de pessoas por todo mundo. Médicos e especialistas estão reunidos há dias pesquisando e procurando a cura desta epidemia. Acabamos de saber que está terminado os exames de todos os habitantes da terra. Acreditamos que ainda há uma esperança. Em breve voltaremos com mais notícias dessa terrível doença que nunca se ouviu falar até os dias de hoje nada parecido. Boa noite.(ela sai) (entra médico e Roberto com filho)
Médico (sério): Olá Roberto! Como vai?
Roberto: Nós vamos bem, né filhão? E então doutor, exame de rotina do André? Como vc vê ele está lindo, forte saudável...
Médico: É verdade, saúde nunca faltou, e também os seus cuidados e amor o ajudaram a ser tão saudável.
Roberto: Graças a Deus! Ah... ele já fala Papai... o sr sabe como isso é bom né ? Amanhã nós vamos ao parque, é o meu dia de folga, vou mostrar a ele a natureza, as coisas boas q ainda restam né? Pq com esta doença q está por aí, é só tragédias nas famílias. Que coisa horrível hein dr?Médico: Pois é Roberto, é fatalidade para tudo que é lado... vc sabe que a única saída que a medicina teve foi fazer exame em todas as pessoas pra descobrir a cura...
Roberto: Eu sei sim, e já sabe o resultado?
Médico: Já sim Roberto... (dá um suspiro)... que difícil....
Roberto: O que foi doutor? Não há cura? É isso ?(acende luzes altar)
Médico: Depende Roberto...pode ser q sim... só depende de uma decisão...
Roberto: Qual ?
Médico: Sua
Roberto: Minha? Como assim, uma decisão minha?
Médico: O sangue do André é o único sangue limpo de toda nação, apenas ele tem a substância que combate a doença P.E.C.A.D.O .
Roberto fica perplexo: .... mas é o meu único filho...
Médico: Ele é o único que pode salvar o mundo dessa doença. Se o senhor não der o seu filho o mundo estará acabado, todos morreremos, ele é a única salvação para o mundo.
Roberto (olhando para o filho) : Eu sinto muito... (olha para o médico) Mas... eu não posso fazer isso, eu não darei o meu filho para salvar o mundo... ele é o melhor que eu tenho
(enfermidade e outros choram) (luzes apagam – todos entram).
NARRADOR: João 3:16 (em off) (acende igreja)Este pai, não deu o seu filho para salvar o mundo... e vc daria ?Deus o Onisciente, Onipresente, Onipotente, o Deus que criou tudo, o único Deus, deu o melhor que Ele tinha por amor à vc, a mim, ao mundo.. foi os nossos pecados que o pregaram naquela cruz para que tivéssemos acesso ao Pai, à salvação, para que tivéssemos Vida, vida com saúde, com liberdade, com prosperidade e verdade.... Ao 3º dia Ele ressuscitou e Ele Vive !
Daniela Leon Vieira
FIGURINO:
Roberto: roupa homem pai de família
Médico: guarda-pó, de preferência inteiro de branco
Enfermidade: machucada
Mendigo: roupa suja, rasgada, estopas, sacos, saco de lixo na mão
Vício: camisa pra fora, garrafa na mão, jeans sujo
Rica: roupa social brilhos, casado peludo preto(teatro), toda enfeitada
Jornalista: roupa comportada, sport-fino.

Peças Datas Festivas

Dia dos Pais

Um lar cristão

2 cenas mostrarão simultaneamente a diferença que deve ser um lar cristão (falas em branco) e um lar não cristão (são as falas em amarelo)
10 Personagens :
Marcia : Paula :
Pai : Pai :
Mãe: Mãe :
Anjo: 2 espíritos:
Voz de menina: Voz de homem:
Cena2 filhas indo para a casa, voltando da escola
Paula: infelizmente temos que ir pra casa
Marcia: Pq infelizmente ?
Paula: Pq a minha casa é um clima horrível, meu pai chega sempre brigando, mau humorado...
Marcia: Puxa q triste Paula, sua casa precisa de Deus
Paula: Não é isso, pq minha mãe é devota de alguns santos, ela não falta uma missa.
Marcia: Paula, estou falando do Deus Vivo, aqle q deu seu Filho por amor a nós
Paula: Tá, tá, deixa eu ir, pq se ele chega e não me vê em casa, eu apanho
Marcia: Tá, vai com Deus, até amanhã.
Cena as mães limpando a casa
Marcia : Oi mãe
Mãe : Oi minha filha, Como foi na escola ?
Marcia : Tudo bem, graças a Deus mãe
Mãe: então vai tomar um banho para seu pai vê-la bem cheirosa
Marcia: Tá, então vem comigo q eu quero ir te contando como eu fui na escola(As duas sai de cena entrando na porta)
Paula: Oi mãe
Mãe : Vá trocar de roupa menina , senão vc suja e aí sou que tenho q lavar
Paula: Já vou
Mãe : Eu estou mandando agora
Paula: Eu já disse q já vou...A mãe puxando a filha para dentro
Mãe: todo dia a mesma coisa, vamos menina
Os pais chegam de fora
Pai : Oi querida...A mãe saindo da porta
Mãe: Oi querido como foi o seu dia ?
Pai: bem... a empresa passa por alguns problemas, mas é normal nos dias de hoje
(filha entra em cena saindo da porta)
Marcia: Oi pai, como o senhor está ?
Pai: Oi filha, bem e vc ?
Marcia : eu também...
Pai: Hum, está cheirosa ! Me conta como foi na escola
Marcia: a professora disse q eu estou indo bem, só tenho q melhorar na redação
Pai: Brigou com alguém
Marcia: Não pai ! Imagine !
Pai: Eu tinha certeza q não filha
Pai chega e senta, quando as duas sai de dentro
Paula animada: Ooooi pai
Pai sem dar muita importância: Oi Paula(O pai se levanta)
Pai: Eu vou tomar um banho... a janta vai demorar ?
Mãe: Já vai sair, se acalme.
Pai: Eu estou calmo, você q anda nervosa
Paula: Não, por favor não briguem, hoje não
Mãe : ninguém tá brigando, e vc é muito criança pra se intrometer em conversa de gente grande
Pai vai saindo falando: hiii começou
Mãe para Paula: e vai pro seu quarto
Paula: Pai, espere eu quero falar com você(os dois sai de cena entrando pela porta)
Pai: Hummm pelo cheirinho, a sua mãe está preparando algo muito gostoso.
Mãe: Imagine querido, o de sempre... que tal se vc for tomar o seu banho, assim comerá com mais gosto
Pai: êh esposa abençoada... eu vou mesmo... e vc aproveite pra brincar um pouquinho, pq depois nós vamos fazer a sua lição de casa juntos ok ?
Marcia: Ok, pai... mãe eu vou brincar um pouquinho então
Mãe: está bem filha(filha e pai sai de cena entrando pela porta)
Pai entra em cena com dois espíritos (Prostituição de vermelho e do Vício de preto)
Pai: Eu vou dar um saída, esta janta demorou muito, tchau
Mãe: espere aí, como assim, vai sair ?(Filha entra em cena)
Pai: Vc não manda em mim, eu vou me divertir um pouco(Filha abraça a mãe)
Mãe: Por que isso ?
Pai: Por que ? Vc quer q eu diga mesmo ?
Paula: Não pai, deixa pra lá....
Pai: Eu não tenho ânimo nesta casa.. fui(
As duas se abraçam - ele sai pra fora, e elas sai de cena entrando pela porta)
VOZ: Uma hora depois
Todos entrando em cena
Pai: Vamos começar o nosso culto
Marcia: Pai, posso chamar a Paulinha, hoje ela comentou que tem alguns problemas na casa dela.
Pai: Pode sim, não devemos é desistir de tentar, um dia eles vem
Mãe: deixa que eu ligo para ela.
Mãe: Adriana?
Mãe: Sim, quem é ?
Mãe: Oi é a mãe da Marcia, tudo bem ?
Mãe: Ah, oi ...
Mãe: Eu estou te ligando pra te convidar pra vim aqui na minha casa, nós vamos fazer um culto doméstico.
Mãe: Ah não sei não, meu marido...
Mãe: Mas chama ele também
Mãe: Ele não está em casa...(pensa)... tá eu vou sim
Mãe: Puxa q bom, estamos te esperando, tchau
Paula: Hoje nós vamos mãe, vamos ?
Mãe: vamos, e vc se comporte lá, não peça nada e não mexa em nada
Paula: tá, tá... e o pai ?
Mãe: Filha, o seu pai vai ficar brabo se souber, então nós só vamos dizer q nós fomos no vizinho pra bater papo, etc
Paula: Tá, vamos então
Marcia: Oi Paulinha q bom q vc veio!
Paula: É né, até q enfim, minha mãe veio
Todos se cumprimentam e se acomodam
Pai: Adriana, saiba q estamos muito felizes em vê-la aqui na nossa casa, pra participar de um dos momentos q mais prezo na minha vida que é o Culto Doméstico
Mãe: Ah, puxa q bom q vcs ficaram felizes, mas se o meu marido souber, ele é capaz de me bater.
Mãe: É uma pena q ele não veio
Paula: Pois é, ele saiu pra se divertir
Mãe: Quieta menina, já falei para não se intrometer em conversa e gente grande
Paula: Mas é verdade mãe, foi ele que falou pra nós.
Mãe: Cala a boca Paula !
Mãe faz sinal pra filha levar a Paula pro quarto.
Marcia: Vem Paulinha, quero te mostrar a minha boneca nova q meu pai me deu
Paula: Q legal, meu pai só me dá no meu aniversário e olha lá...
Mãe: Nós vamos conversar em casa mocinha..... Desculpem pela mau criação da Paula
Pai: Imagina, não se preocupe, mas.. o q ela falou é verdade ?
Mãe: Sobre o meu marido ? Não claro q não, ele é um ótimo marido, ele foi visitar a mãe dele, e não fui pq estava indisposta.
Pai: Tudo bem Adriana, você permite orar por você e pela sua família?
Mãe : Ah sim, claro, receber reza sempre é bom. Mas não posso me demorar pq é bom q eu esteja em casa quando ele chegar.
Mãe: Não vamos demorar
Pai: Senhor, eis aqui a Adriana, Tu conheces seu coração e seus problemas, nessa momento coloco-a na sua presença para que ela venha sentir o seu conforto, abençoa também sua filha Paula e seu marido, e que eles sintam que nunca estarão só, e que este Deus que chamamos de Pai nos ajuda em tudo. Eu te agradeço Amém
.Mãe: Q lindo ! Nunca ouvi isso... Vocês são muito felizes mesmo, quando entrei aqui senti um clima tão gostoso...de paz
Pai: Da próxima vez espero poder ver seu marido aqui.
Mãe: Vou tentar trazê-lo, tenho q ir...
Mãe: Puxa q pena...tão rápido
Mãe: Paulinhaaa vamos embora
(as duas entrando em cena pela porta)
Marcia: mas já ? aahh q pena, eu queria cantar com vcs
Paula: É mãe a Paulinha estava me ensinando a música é bem bonita
Marcia: Quer ver ? assim ó...
(as duas)Só o Teu Amor ... Sara a minha dor Preenche o meu viver Só o Teu poder ... Quebra as cadeias Que prendem o meu ser
Mãe: realmente é bonita... vamos agora.. tchau, obrigado por tudo
Pai: Pense nesta letra... venha sempre q quiser
Mãe: na sexta faremos novamente.
Todos se despedem
Mãe: Tomara q seu pai não tenha chegado
Paula: Mãe, vc sabe q não, ele nunca volta no mesmo dia quando sai assim.
Mãe: Ai... e eu não sei o q vamos comer amanhã, seu pai não deixou dinheiro, e como farei com o seu lanche de escola
Paula: Mãe vamos dormir... a Marcinha sempre reparte o dela “Só o teu amor, sara a minha dor”...
Mãe: Chega, é hora de dormir(elas sai de cena entrando pela porta)
Marcia: Pai, mãe, vou dormir
Mãe: Boa noite filha.
Pai: Vai querida e já sabe, não esqueça de orar..
Marcia: Claro pai, e vou agradecer a Deus pela família q ele me deu, como sou privilegiada.
Pai: Ah e amanhã vc vai ter uma surpresinha no seu lanche..
Marcia: Ah pai, você comprou o meu sanduíche preferido... brigado !!
Pai: Comprei sim, boa noite
Marcia: Benção pai, benção mãe
PM: Deus te abençoe(filha sai de cena entrando pela porta)
Pai: Você percebeu q a Adriana estava mentindo ?
Mãe: Percebi sim, deu pra sentir q ela passa por problemas... tenho é que agradecer a Deus, por Ter colocado um marido como você, temente a Deus, servo do Senhor.(Levantam para sair)
Pai: Imagina querida, quem tem Deus, tem paz. Vamos nos deitar. (sai de cena pela porta)
Luz só do altar (meia luz)
Volta a mãe preocupada esperando... olha no relógio
Mãe: Será q aconteceu alguma coisa, já são 03:00h... eu não aguento mais isso...
Paula: Mãe vamos dormir, ele vai chegar e vocês vão discutir dinovo.
Mãe: Vai dormir você, anda agora, não me desobedeça.
Paula: Tá, eu vou...
Pai chegando alcoolizado com os espíritos(Paula fica espiando)
Pai: E aí deu pra ser corujona, ahaha
Mãe: Olha q horas são !
Pai: Hii vai começar o sermão, desista, senão vc vai ouvir coisas q não quer
Mãe: Eu só estou acordada ainda pq eu quero saber se vc vai deixar dinheiro pra eu fazer mercado amanhã e comprar o lanche da Paula.
Pai: Deixar dinheiro ? Ahahaha, deixei um monte lá no bar, vai buscar e não me enche ... hahaha
Mãe: Vc vai ficar sem almoço amanhã
Pai: Eu me viro, não preciso q vc faça comida pra mim, pode ter certeza q fome eu não passo.
Mãe: Vai ter o dia q quando vc chegar, eu e a Paula não estaremos mais aqui.
Pai: AHAHA, estou muito preocupado, eu tenho mulheres, diversão, meu cigarrinho...
Mãe: Então estamos entendidos, vou dormir(ela sai de cena entra pela porta)
Pai: Vai, vai... ahahaha estou muuuito preocupado
(Os espíritos falam, não dialogam com ele)
Prostituição: Eu sempre estarei aqui, mulher não vai te faltar
Vício: Bebida, cigarro são as suas melhores cia aonde vc for nós estaremos juntos.
Pai: É isso aí... ai deixa eu dormir, pq amanhã vai ser aquela ressaca de sempre.(eles sai de cena entram pela porta)
Luzes acedem
Mãe sai com garrafa e cesta de pão (arruma a mesa)(pai entra em cena, saindo da porta)
Pai: Bom dia meu amor, este cheiro de café, faz qualquer um levantar de bom humor.
Mãe: Sente pra tomar o seu café, a Marcia já acordou ?
Pai: Eu já a chamei.
Marcia: Estou aqui, bom dia... hoje vou comer o meu sanduíche preferido
Pai: E por isso vc está tão feliz ?
Marcia: Estou feliz pq o senhor lembrou de comprar o meu sanduíche
Mãe: Seu pai nunca se esqueceu de nós...
Marcia: Eu sei, por isso eu são tão feliz, assim como Deus não esquece dos seus filhos, o meu paizão não se esquece de mim..
Mãe sai com a filha e uma mala.
Paula: Mãe, onde vamos, eu não vou para a escola ?
Mãe: Não filha, vamos passar uns dias na casa da vó.
Paula: Eu sei q é por causa do pai, eu ouvi ontem
Mãe: Não queria q vc ouvisse isso.
Paula: Mãe, eu quero deixar um bilhete para ele.
Mãe: Tá, mas escreva logo, vou terminar de arrumar uma coisinhas.(ela entra)
Paula vai senta na mesa e começa escrever

Pai: Vamos filha, pq ainda tenho que deixá-la no curso de inglês.
Mãe: Vão meus queridos.. que Deus o acompanhe.
Pai: Fica com Deus também querida...Se despedem eles sai, e a mãe entra
(Mãe entrando em cena)Mãe: Vamos ?Paula: VamosMãe: O q vc escreveu ?Paula: Algumas coisinhas e que eu amo ele. (As duas sai para fora)
Voz: Na hora do almoço
Mãe entra
Pai chega com a filha
Marcia: Oi mãe...
Mãe: Oi filha, vai lavar as mãos, pq vc tem q almoçar pra ir para a escola.
ai: Eu também vou lavar a mão também.
Mãe: É isto serve para os grandinhos também..rs(os dois sai de cena entrando pela porta)
Pai saindo de dentro
Pai: ai q fome, ai minha cabeça, perdi a hora para o trabalho...(senta vê o silêncio)
Pai: Adrianaaa cadê meu almoço ?... Cadê esta mulher... nem pra me acordar... perdi a hora...(levanta) Cadê esta mulher
Entra na porta, volta... e lembra
Pai: Hum, será q elas foram embora ? E ela levou a minha Paula?
Vê o papel e começa a ler :Voz de menina:
“Papai, sei que talvez você não se importe comigo e com a mamãe, mas eu aprendi que existe alguém que se importa com nós e seu nome é Jesus, ontem eu queria cantar uma música q aprendi, e diz assim:Só o teu Amor sara a minha dorm Preenche o meu viver Só o Teu poder quebra as cadeias Que prendem o meu ser Quero ser livre pra adorar Quero ser livre pra te amar E caminhar como um vencedor Como alguém que já morreu Mas em Ti ressuscitou E as feridas que ninguém vê Vem tocar com Teu poder Me deste vida em abundância Quero viver Papai, a Marcinha me ensinou q Jesus pode te libertar de tudo, tirar tudo isso que faz a mamãe, eu e você sofrer. Eu aceitei este Jesus pra mim e quero que você e a mamãe aceitem, pq Ele pode dar Vida, estou indo com ela, mas isso não quer dizer q não te amo. Pq eu amo muito você. Beijos da sua filha Paula”
Pai: Não, elas foram embora... eu fui um miserável com elas, que tipo de pai q eu sou ?(entra o vício)Eu preciso de um cigarro, preciso me acalmar... cadê ? ai acabou ontem, e o pior é q estou sem dinheiro?...Como isso aqui fica vazio sem elas...
(entra a prostituição)Eu quero elas, elas são minha família...Vou sair, preciso me virar(sai pra fora os 3)
Voz: Depois de uma semana
Pai sai falando com a mãe e com um anjo, o anjo se encaminha para a casa 2.
Pai: Pois é querida, temos q ver como está a Adriana, a Marcia falou que a Paula não foi para a escola a semana inteira.
Mãe: Pois é querido, como hoje é domingo dos pais, é quase certeza q eles estejam em casa.Pai: É eu vou pegar a minha bíblia.(Eles entram pela porta)
Mãe: Isso querido, eu estarei orando aqui por vc.
Pai chegando com os espíritos
Pai: Deus, eu não aguento mais, estou com saudades, não aguento mais esta vida, quero mudar, preciso da minha família.Ele olha o papel novamente e pega.
Poliana cantando à capela (em off para o público) a música inteira Quero Ser – Lagoinha (O anjo coloca as mãos sobre ele, e os espíritos começam a sair como repreendidos) Pai se ajoelha no meio da música.Quando terminar a música:
Pai: Quero ser livre, caminhar como um vencedor, e não como estou sendo agora um perdedor, quero me libertar.
Pai chega
Pai: O que aconteceu amigo ?
Pai: Minha família foi embora, por culpa minha, fiz muitas coisas erradas. Estou tão envergonhado.
Pai: Você precisa de Deus em sua vida, ele muda esta sua situação. Você vai ter sua família de volta
Pai: Eu estou tão arrependido, quero mudar de vida, machuquei as pessoas que me amam, como fui sujo.
Pai: Vou orar por você. E você vai dizer pra Jesus que se arrepende dos seus pecados, a palavra diz : “Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar”Deus está vendo o seu coração, e sabe o qto vc está sendo sincero. Você quer um mudança real de vida?
Pai: Quero, quero sim, quero largar das coisas destas vidas.
Pai: Eu vou orar agora e farei a você um convite para aceitar Jesus em sua vida.
Pai : Eu quero aceitá-lo sim.
Pai: Senhor, Tu que tudo sabes, e está vendo o coração desde homem, que está arrependido, e que neste momento quer recebê-lO em sua vida, olha para Ele neste momento e lhe dê o conforto e alegria que ele necessita... Você quer aceitar Jesus como seu único Salvador em sua vida ?
Pai: Quero sim, recebê-lO como meu salvador.
Pai: Agora você vai caminhar com Jesus, e Ele vai mudar tudo em sua vida, agora você será feliz.
Pai: Eu quero ir a igreja hoje, falar com o pastor...
Pai: Que benção amigo, te levarei com o maior pazer.
Pai: Mas eu queria minha família...
Paula chegando e fala do meio da igreja
Paula: Paaaaaiii, eu voltei... (correndo para os braços do Pai)
Pai: Minha filha, vc voltou... que bom que vocês voltaram...
Pai: Vou deixar vocês, sei que Deus está no meio de vocês agora...
Pai: Obrigado, obrigado.
Pai: Adriana, me perdoe, sou um novo homem, aceitei Jesus e serei um pai e um marido que vocês merecem...tenho q lhe falar deste Jesus
Mãe: Eu sei, eu também conheci Jesus e já O tenho em meu coração. Parece um sonho vê-lO assim.
Pai: Este foi o meu melhor presente que Deus me deu no Dia dos Pais.MINHA VIDA E MINHA FAMÍLIA DE VOLTA.Vamos guardar estas coisas (falando das malas)
Os pais entram. A filha fica, se ajoelha em atitude de oração de criança e fala olhando pra cima: “Meu Papai Querido do céu, obrigado porque ganhei um novo pai, e tenho que te dizer também para o Senhor Feliz Dias dos Pais, porque o Senhor é o maior Papai de todos. Amém
”levanta e vai pra dentro
Daniela Leon Vieira
Home,Ministério,Agenda,Loja,Matérias,Links,Contatos